Logo Logo Logo Logo Logo

Cresce a demanda por produtos exclusivos e especializados

Klécio Santos: "Investir em novas ferramentas fortalece a cultura organizacional, qualifica os serviços oferecidos e potencializa os resultados para os clientes".

Durante os anos agudos da pandemia, a agência in.Pacto, sediada em Brasília, investiu na modernização das operações para se manter alinhada com os avanços tecnológicos e novos modelos de trabalho. Atuando fortemente no setor público, a ideia era oferecer aos clientes governamentais o que há de mais atual no mundo da comunicação. E essas mudanças resultaram em vantagens também no atendimento ao setor privado. Ao investir em ferramentas cujo protagonismo vem aumentando na comunicação, nos últimos anos – como no setor audiovisual, por exemplo –, a empresa acredita que também fortalece a cultura organizacional, qualifica os serviços oferecidos e potencializa os resultados para os clientes.

Essas mudanças, mesmo em um ano difícil e desafiador como 2022, garantiram à in.Pacto um aumento de 26% no faturamento em relação a 2021. “No período da pandemia crescemos 55%, principalmente com clientes governamentais e do Terceiro Setor”, acrescenta Klécio Santos, CEO da agência.

Mas a in.Pacto não para por aí. “As mudanças no setor são contínuas e é preciso estar sempre atento e pensando à frente”, lembra o CEO. Por isso, nos primeiros meses de 2023 os resultados do processo de transformação da agência trouxeram boas perspectivas.

A palavra-chave é planejamento e quando ele é bem conduzido desempenha papel vital para o sucesso de estratégias de órgãos governamentais e de empresas, que precisam dessa organização e a valorizam. E vale tanto para a comunicação que se faz para dentro quanto para a que se faz para o público externo, seja em relação ao uso de canais digitais ou pela utilização de monitoramentos, dados e análises. E, no caso da in.Pacto, Klécio acredita que as boas oportunidades de 2023 devem gerar ótimos resultados ao longo do ano.

Como o mercado, no entanto, não para, ao contrário, o executivo aconselha: “É necessário, cada vez mais, desenvolver produtos exclusivos e especializados”.

A agência, conforme ressalta o executivo, busca com obsessão inovar e se adaptar às transformações da atividade, sem, no entanto, deixar de lado a busca pela sustentabilidade aliada ao compromisso de envolver e capacitar os colaboradores, algo que considera fundamental para a promoção de uma cultura de trabalho positiva. O resultado é que, graças a essa cultura e ao compromisso em entregar excelência e resultados, a in.Pacto, segundo Klécio, tem tido o privilégio de manter e ampliar os negócios e a carteira de clientes.

E o que ele pensa sobre a inteligência artificial? “Por um lado, a IA e as novas tecnologias nos superam em velocidade e capacidade de evolução. Mas, por outro, não se pode esquecer que fazem isso sob comando e supervisão daqueles que as criam e desenvolvem. Há alguns anos, por exemplo, não existiam profissões como cientista de dados ou analista de redes sociais. Hoje elas estão em crescente demanda. Vemos com otimismo a presença cada vez maior de tecnologias na área da comunicação”, afirma.

E para quem se assusta com o novo, ele dá o recado: “A IA e as novas tecnologias têm evoluído cada vez mais rápido. E assim continuará sendo. Precisamos aproveitar para aprender a utilizá-las em nossos negócios, nos negócios dos nossos clientes e em capacitações dos nossos profissionais. É preciso aceitar, absorver, entender e seguir essa evolução. O futuro já chegou”.