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De sua frota de aproximadamente 1.600 veículos, a Reiter Log tem 30% dela movida a energia alternativa. “Pretendemos atingir o 100% de veículos movidos a energia sustentável em 2035”, afirma Vanessa Reiter Pilz, Diretora de ESG da empresa
Com operações no Sul do País, além de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, a Reiter Log, representada por sua Diretora de ESG, Vanessa Pilz, incorpora dez novos caminhões rodoviários pesados, de 49 toneladas e 100% elétricos, da marca CXMG, que serão incorporados à frota verde da empresa que agora soma 172 veículos. A entrega dos veículos ocorreu no último dia 20 de fevereiro, na sede da CXMG, em Pouso Alegre (MG), e foi feita pelo Vice-Presidente da montadora chinesa, Tian Dong, e pelo Gerente de Elétricos, Ricardo Senda.
Com o valor aproximado de cada veículo em torno de R$ 1,3 milhão, o XCMG E7-49T é o primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil. As unidades entregues à Reiter Log, tem capacidade de carga total de 49 toneladas e autonomia de 150 km. A limitação da autonomia é compensada pelo recurso de substituição rápida do pacote de baterias, quando descarregado, evitando a espera pelo processo de recarga. “O investimento na aquisição de veículos elétricos resultou em mais de 30% de crescimento dos nossos negócios. Hoje, 30% da nossa frota de veículos é movida a energias alternativas, e pretendemos atingir o 100% de veículos movidos a energia sustentável em 2035”, disse Vanessa Pilz. Em 2021, a empresa criou sua Diretoria de ESG, compreendendo ações em sustentabilidade, sociais, de governança e o investimento em frota sustentável.
Instalada no Brasil desde 2004, a XCMG é a segunda maior fabricante de caminhões elétricos do mundo, líder no setor de máquinas pesadas na China e globalmente é a terceira neste segmento. Em 2014 inaugurou sua unidade industrial em Pouso Alegre (MG) que ocupa uma área de um milhão de metros quadrados. Na cerimônia de entrega dos dez caminhões XCMG E7-49T à Reiter Log, a companhia anunciou um investimento de R$ 270 milhões, destinado para a nacionalização e ampliação da linha de produção, incluindo a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, inaugurado neste ano para atender os mercados brasileiro e latino-americano.