Divulgação
“A iniciativa reforça o compromisso do Estadão com o Agronegócio e vem ao encontro da longa tradição da empresa na cobertura dos temas de interesse do produtor rural”, explica Francisco Mesquita Neto, Diretor-Presidente do Grupo Estado
O Grupo Estado lançou recentemente no mercado o “Agro Estadão”, portal jornalístico vinculado ao Estadão que é dedicado à cobertura do Agronegócio. Com equipe própria e produção de conteúdo exclusivo sobre o setor, o portal é atualizado em tempo real e oferece ao leitor reportagens inéditas, cotações de moedas e commodities agrícolas, bem como a previsão do tempo em detalhes. O conteúdo do Agro Estadão é gratuito e acessível aos assinantes e não-assinantes do jornal.
“A iniciativa reforça o compromisso do Estadão com o Agronegócio e vem ao encontro da longa tradição da empresa na cobertura dos temas de interesse do produtor rural”, explica Francisco Mesquita Neto, Diretor-Presidente do Grupo Estado.
O Agro esteve presente no jornal O Estado de S.Paulo de modo sistemático desde 1918, quando foi criada a coluna semanal “Assumptos Agrícolas”. Em janeiro de 1955, a edição número 1 do “Suplemento Agrícola”, um caderno em formato de tabloide, circulou pela primeira vez. Mais recentemente, em 2015, a Agência Estado lançou o “Broadcast Agro”, com informações em tempo real sobre o setor, além de newsletter sobre o mercado de soja e milho e outra sobre boi gordo, com a cobertura do que ocorre de mais importante dentro e fora das propriedades rurais.
O projeto Agro Estadão é fruto de uma parceria estratégica entre o Estadão e a Pyxys, empresa de tecnologia e marketing digital. “Estamos muito animados. O portal surge da fusão da tradição e rigor editorial do Estadão com a expertise da Pyxys em inteligência e desenvolvimento de soluções online para publishers”, conta Andrés Bruzzone, fundador da Pyxys.
Além da produção própria, o conteúdo do portal é enriquecido com informações do Broadcast, referência na cobertura do Agronegócio no País. O leitor terá acesso à notícias, gráficos e cotações de commodities agrícolas, moedas, mercados e ações de empresas que operam no segmento Agro.
O Agro Estadão conta ainda com um time exclusivo de colunistas especializados no setor. Entre eles, o ex-Ministro da Agricultura, Francisco Turra; a ex-Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Vendramini; o ex-Presidente da Embrapa, Celso Moretti; o advogado e ex-Presidente dos Conselhos de Administração da Embrapa e Conab, Welber Barral; o agrônomo e consultor, Tiago Fischer; e o professor e cientista, Marcos Fava – conhecido popularmente como “Doutor Agro”.
Dada a importância da meteorologia para os produtores rurais, a previsão do tempo tem destaque no portal. As informações serão fornecidas pela Meteoblue, empresa suíça referência mundial em previsões meteorológicas para o setor agrícola. Além dos dados tradicionais de temperatura, insolação e chance de chuva, o site traz diferenciais como a evaporação de água do solo e velocidade do vento – informações cruciais para o produtor rural planejar pulverizações e rotinas de irrigação em suas propriedades. Há ainda mapas meteorológicos com atualização de hora em hora com informações sobre chuvas, incidência solar, temperatura do ar e do solo, balanço hídrico e cobertura de nuvens.
“Queremos ser uma fonte de informação relevante e confiável para o produtor rural, e um canal para reverberar os dilemas e desafios do Agro brasileiro, setor cada vez mais relevante para a economia do País”, afirma Rodrigo Flores, Diretor de Conteúdo do Estadão.
O portal tem ainda parceria com a Markestrat, empresa de consultoria referência no mercado Agropecuário brasileiro e responsável pela criação da Harven School, universidade voltada para a formação e qualificação de profissionais para o setor.
Segundo estimativas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o PIB do setor fechou perto de R$ 2,62 trilhões em 2023, o que corresponde a quase ¼ de toda a riqueza produzida pelo País no ano passado.
O Brasil figura entre os maiores produtores mundiais de soja, milho, cana-de-açúcar, café, entre outras culturas. Também conta com um dos maiores rebanhos bovinos do mundo.