Logo Logo Logo Logo Logo

Inteligência Artificial como parte da equipe

The New York Times anuncia a criação de um time dedicado à Inteligência Artificial. De acordo com Zach Seward (foto), Diretor Editorial para Iniciativas Ligadas à IA, o jornal americano está buscando explorar como a IA e o machine learning podem auxiliar nos processos da redação do veículo sem, no entanto, abolir o trabalho dos jornalistas e editores que continuarão a produzir reportagens e conteúdos

Divulgação / LinkedIn

Zack Seward, Diretor Editorial para Iniciativas Ligadas à IA, estará à frente do time dedicado à IA no The New York Times

O jornal americano The New York Times anunciou recentemente que irá montar uma equipe dedicada à explorar o uso da Inteligência Artificial generativa em sua redação. De acordo com Zach Seward, Diretor Editorial para Iniciativas Ligadas à IA, o novo time estará encarregado de desenvolver técnicas que possam auxiliar nas reportagens, por meio da exploração sobre o entendimento do uso da IA e machine learning.

Contudo, o jornal afirma que, embora queira trazer essa tecnologia para a empresa, o Jornalismo ainda será feito pelos próprios jornalistas da casa, que escreverão e editarão todos os conteúdos.

Por enquanto, o time de IA do The New York Times conta somente com Zack Seward, mas o jornal já assegurou que irá contratar profissionais para outros cargos, como Engenheiros de Machine Learning; Engenheiros de Software; Designers; assim como mais Editores. Além disso, a nova equipe irá dialogar diretamente com as demais áreas do veículo na colaboração com ideias.

 

Conflitos entre o The New York Times e a IA

Apesar do anúncio desta iniciativa por parte do The New York Times, no passado, o jornal americano foi um dos primeiros a impedir que a OpenAI – empresa criadora do ChatGPT – coletasse suas notícias na Internet. Na época, o conflito resultou em um processo contra a empresa de IA e a Microsoft (maior investidora da OpenAI), uma vez que o jornal alegou que o ChatGPT estaria copiando seus artigos palavra por palavra, o que os prejudicariam com os seus leitores e de modo financeiro.  

 

IA nas redações brasileiras

Vale ressaltar que, embora cause polêmica, o uso da IA tem ganhado a simpatia de diversos veículos jornalísticos pelo mundo, uma vez que esses avançaram no seu uso em favor do conteúdo e entregas publicitárias. Aqui no Brasil, veículos como Estadão e O Globo já se utilizam da tecnologia em seus processos.