A Comunicação Corporativa no Brasil vive um momento de efervescência, impulsionada pelas transformações tecnológicas, sociais e culturais. Todos esses temas estarão presentes no 27º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas
Estão abertas a partir de hoje as inscrições para o 27º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas que acontece de 28 a 30 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo, e que traz como tema central “O novo patamar da Comunicação Corporativa no Brasil: Avanços, Desafios e Tendências”. A programação deste ano começa com a entrega do TOP Mega Brasil, o prêmio que elege as Feras da Comunicação em um processo no qual o próprio mercado elege as agências de comunicação e os profissionais de comunicação das corporações que mais se destacaram no período. A eleição é direta e elege vencedores em cada região do País, e uma eleição nacional. O processo de votação será iniciado em abril.
Já o Congresso está dividido em Conferência de Abertura, oito mesas redondas e dois eventos satélites (Fórum do Pensamento e Arena da Inovação), um conteúdo que traz, mais uma vez, temas de impacto na sociedade e fortemente presentes na pauta diária das empresas. Inteligência Artificial; a comunicação e o relacionamento com os empregados; o uso crescente das métricas em comunicação; cidadania empresarial e sociedade sustentável; a revolução dos canais proprietários; COP30 e a comunicação na estratégia dos negócios; as transformações pelas quais passa a comunicação e suas relações com influenciadores digitais; e as mudanças no universo do trabalho diante das pautas de diversidade e inclusão, são temas que compõem o menu de debates deste ano.
O 27º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas tem o apoio de Gerdau, Intel, Itaú, McDonald’s, Temple Comunicação e Vivo. As inscrições para o evento estão abertas a partir de hoje (13/3) a preço promocional válido até 5 de abril. O link de acesso à programação e às inscrições encontra-se no final desta matéria.
Um capítulo especial
Para o Fórum do Pensamento, o Congresso traz à luz do debate os limites da inteligência artificial, seu uso na comunicação e os impactos na sociedade. Trata-se, sem dúvida, de uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para melhorar a comunicação das empresas com seus diferentes públicos. No entanto, é importante que essa tecnologia seja utilizada de forma responsável e ética. Para o uso da IA deve-se atentar não só aos benefícios e desafios, mas às implicações dessa tecnologia.
Em outro evento satélite, a Arena da Inovação, o tema é também dos mais ousados e instigantes. as empresas chinesas na América Latina. Desde o início dos anos 2000, os conglomerados asiáticos ampliam sua presença e expandem seus negócios em nosso continente. Ainda em 2021, nada menos que 1.820 CNPJs estavam associados a empresas chinesas. Até 2020, o Brasil havia recebido 47% dos investimentos chineses na América do Sul e, de lá para cá, este número só cresceu. Em pouco mais de dez anos, empresas chinesas investiram em todas as regiões do Brasil, com projetos confirmados em 23 das 27 unidades federativas do País. O estado de São Paulo lidera com 31% do número de projetos confirmados entre 2007 e 2020, seguido por Minas Gerais (8%), Bahia (7,1%), Rio de Janeiro (6,7%), Goiás (5,4%) e Pará (4,6%). No competitivo mercado automotivo, de 2022 para 2023 a participação de elétricos e híbridos chineses no Brasil subiu de 8% para 30% e o segmento deve representar 10% da frota nacional até 2030. Com tantos investimentos, o potencial de negócios nas mais diferentes cadeias de produção é imenso, mas, e a Comunicação, essa importante ferramenta de diálogo com a sociedade? Como ser inserida e como surfar neste contexto de expansão econômica, geopolítica e cultural? Neste ano em que se comemora meio século das relações entre Brasil e China, a Arena da Inovação quer debater os caminhos e desafios para se produzir uma comunicação assertiva entre culturas tão distintas.
As novidades deste ano
A 27ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação Inovação e Estratégias Corporativas traz duas novidades para este ano. A primeira delas é volta do Crème de la Crème, uma sessão de avaliação de tudo que foi abordado dentro do Congresso, sob as óticas da tendência, análise e inovação, feita por um time de especialistas que, ao final do evento, compartilhará suas impressões e destaques com o público presente.
A segunda novidade é o lançamento do PR Meeting – Jovens Comunicadores que objetiva mostrar à geração que está chegando à Comunicação Empresarial, as necessidades, perspectivas e oportunidades presentes neste mercado que, ao longo dos anos, vem se sofisticando, profissionalizando e ampliando, cada vez mais, seus horizontes, presença e relevância na sociedade. “Encontrar uma mão de obra compatível com o nível de exigência, sobretudo das agências de comunicação, que representam um braço estratégico das empresas, é uma necessidade cada vez mais presente, diante das crescentes exigências deste nosso mercado em constante evolução”, avalia Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil. Desse modo, entre os objetivos deste encontro está a promoção de network entre esses jovens talentos e executivos de agências e também das áreas corporativas, familiarizando-os com as necessidades do mercado e explorando o tema Liderança junto à essa nova geração. Em um segundo momento, o PR Meeting – Jovens Comunicadores vai reunir dois mundos diversos em aparência, mas cada vez mais próximos em essência: a ciência de dados e a comunicação. Para isso, o projeto promoverá um Desafio de Prompt. “Queremos estimular estas novas habilidades da ‘engenharia de prompt’ para o universo da Comunicação o que, aliás, é uma tendência em rápido crescimento”, afirma Marco Rossi, diretor da Mega Brasil. Segundo ele, serão apresentados diferentes cenários de crise aos participantes do Desafio, que deverão produzir soluções baseadas em Inteligência Artificial Generativa. Os trabalhos serão submetidos a uma banca julgadora composta por profissionais de T.I. e de Comunicação, que escolherão as três melhores soluções, as quais serão anunciadas e premiadas ao final do PR Meeting – Jovens Comunicadores. O projeto conta com a curadoria de Alex Debatin, mentor e palestrante do programa de aceleração de startups da FINEP e que, desde 2015, atua como mentor dos programas de startups do SEBRAE. “É um passo ousado que estamos dando, não há dúvida, mas o fato é que a IA Generativa está revolucionando a maneira como as empresas se comunicam com seus públicos, abrindo um mundo de possibilidades para a comunicação corporativa. Por causa disso, precisamos encarar essa realidade de frente, entendo seu potencial e suas vantagens”, pondera Debatin.
Para onde vamos?
A Comunicação Corporativa no Brasil vive um momento de efervescência, impulsionada pelas transformações tecnológicas, sociais e culturais. De um lado, observa-se a ascensão de novas ferramentas e plataformas digitais que ampliam as possibilidades de diálogo e engajamento. Do outro, surgem novos desafios, como a necessidade de lidar com a desinformação, as fake news e a crescente demanda por transparência e autenticidade por parte dos diferentes níveis de públicos. As empresas estão abandonando o modelo de comunicação unidirecional e apostando em uma comunicação mais dialógica e engajadora. Isso se traduz na criação de conteúdos relevantes, na promoção de ações de interação e na escuta ativa das demandas e sugestões dos stakeholders.
As empresas que desejam se destacar no mercado precisam estar atentas às novas tecnologias, às tendências do mercado e às demandas dos seus públicos. Uma comunicação transparente, autêntica e engajadora é fundamental para construir relacionamentos sólidos e garantir o sucesso das empresas, e é por esses caminhos que o Congresso da Mega Brasil quer levar você.
Para ter acesso completo à programação do 27º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, clique aqui.