A artista contemporânea Taly Cohen (foto) é a convidada do segundo programa Café Cultural dessa semana.
Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!
E no segundo programa inédito dessa semana, o Café Cultural conversa com a artista contemporânea Taly Cohen, a respeito de sua arte inspirada por sua história ancestral, em especial pelos seus avós sobreviventes da Segunda Guerra Mundial.
A vida urbana é um tema recorrente no trabalho de Taly, assim como a condição humana e a herança cultural que carrega. Sua arte, ao mesmo tempo em que é uma forma de expressão pessoal, tem também o objetivo de apresentar sua visão sobre a sociedade atual e suas complexas relações.
Os elementos coloridos e as formas lisérgicas são usados para criar um visual intenso, quase emocional, mas ao mesmo tempo equilibrados com elementos minimalistas, que criam um ritmo rápido e dinâmico. Essa combinação única de contrastes visuais é o que tem ajudado a contar sua história ancestral.
Sua arte é um testemunho da capacidade humana de sobreviver a tempos difíceis e de encontrar beleza e significado na vida cotidiana, seja em suas pinturas ou em suas esculturas, denominadas Janelas.
A Série Janelas foi elaborada durante o isolamento da pandemia, em abril de 2020 - momento de devaneio em que ela criou em sua janela, mais especificamente na rede de proteção do seu apto em São Paulo, uma interferência urbana com o objetivo de protagonizar a vida, em um momento onde a morte era o tema principal. A partir disso, explorou a possibilidade de criar um diálogo entre o interior e o exterior - a sublimação da realidade através da abstração.
Em seguida, transformou esta instalação em esculturas produzidas com chassis de madeira, rede de polietileno, fitas de cetim, gorgurão, algodão e renda. Ela levou as Janelas para dentro das casas, tornando-as um símbolo de resistência.
Não perca a conversa que vai ao ar nesta quinta-feira (14/03), às 16h.
O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina as segundas e quintas, às 16h, com reapresentações diárias em mesmo horário, e aos finais de semana, às 11h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.