Logo Logo Logo Logo Logo

Premiação jornalística confirma edição 2020

Concurso será aberto no segundo semestre de 2020 e tem por objetivo premiar reportagens sobre corrupção, transparência e ineficiência no uso de recursos públicos e controle social

O prêmio homenageia Nicola Tornatore, profissional que trabalhou por três décadas no jornalismo ribeirão-pretano e faleceu em junho de 2018, aos 52 anos

O Prêmio Jornalístico “Nicola Tornatore” está com sua segunda edição confirmado para 2020. O concurso visa premiar reportagens sobre corrupção, transparência, ineficiência no uso de recursos públicos e controle social no município de Ribeirão Preto.

A realização é do Instituto Ribeirão 2030, ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) e Ciesp (Centro das Indústria do Estado de São Paulo). Além de incentivar reportagens investigativas e o uso eficiente de recursos públicos, o prêmio homenageia Nicola Tornatore, profissional que trabalhou por três décadas no jornalismo ribeirão-pretano e faleceu em junho de 2018, aos 52 anos.

Serão contempladas categorias para jornalistas profissionais e estudantes universitários, com reportagens pulicadas entre 1º de janeiro e 15 de agosto de 2020. As premiações somam R$ 2,7 mil.

Para o presidente da ACIRP, Dorival Balbino, a premiação está alinhada com as ações da entidade ao tratar de temas de utilidade pública, como é o caso da transparência. “Nossa contribuição é no sentido de estimular práticas da sociedade que contribuam para fortalecer os sistemas de controle contra ações de corrupção nos órgãos públicos”, explica o presidente da ACIRP.

Os critérios de pontuação estão previstos no regulamento do concurso e a ênfase é no ineditismo e impacto social da reportagem. A comissão de avaliação é composta por integrantes dos órgãos realizadores, além de professores das faculdades de jornalismo da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), Estácio e Barão de Mauá, além de representantes do Comitê Municipal de Transparência.

As inscrições serão abertas no segundo semestre e a premiação está prevista para setembro, mês em que a Operação Sevandija, deflagrada em 2016 após a descoberta do maior esquema de corrupção da história de Ribeirão Preto, completa quatro anos. O regulamento completo está disponível no site: www.ribeirao2030.com.br.