Com 213 agências participantes da Pesquisa Mega Brasil, e 70 agências apoiadoras do projeto, o Anuário Mega Brasil de Comunicação Corporativa tem lançamento da versão digital marcado para o dia 15 de maio.
Está encerrada a Pesquisa Mega Brasil, importante fonte de dados para a elaboração de indicadores setoriais e o Ranking das Agências de Comunicação. As conclusões do estudo, contou com a participação de 2013 agências de todo o País, estarão presentes na edição 2024 do Anuário Mega Brasil de Comunicação Corporativa, que terá sua versão digital lançada no dia 15 de maio.
O levantamento já está de posse do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas e nele estão consolidados os principais indicadores setoriais de gestão, além de insights sobre tendências de mercado, formação profissional das equipes, práticas concorrenciais, impactos positivos e negativos que afetaram o negócio, perfil étnico, racial e de gênero dos colaboradores, entre outros aspectos. Desse relatório sairá o Ranking das Agências de Comunicação, que trará recortes por faturamento, número de colaboradores, projeção do faturamento global do setor e do número de empregados que hoje trabalham para as cerca de 1.200 agências que foram mapeadas pelo último Censo das Agências de Comunicação realizado em parceria por Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Jornalistas&Cia, Gecom – Grupo Empresarial de Comunicação e Mega Brasil Comunicação.
Equipe e pautas já definidas
A equipe e as pautas do Anuário da Comunicação Corporativa já foram definidas e entraram em campo há alguns dias. A editora executiva é Adriana Teixeira, que contará, no time de repórteres convidados, com Carlos Carvalho, Cristina Vaz de Carvalho, Fernando Soares, Lena Miessva, Martha Funke, Maysa Penna, Renato Acciarto e Rosenildo Ferreira.
Entre os temas abordados na publicação estão A trajetória de líderes negros na Comunicação Corporativa: desafios e contribuições; As concorrências em Comunicação Corporativa – Avanços, dificuldades e tendências; A diáspora dos profissionais de comunicação, mundo afora; Brasil e a COP-30, em 2025: preparativos começam agora; RP e imprensa: relação que resiste ao tempo; RP e marketing digital: convergências e divergências; Influenciadores: vale o risco?; e Comunicação e sociedade: a potência dos projetos sociais.
70 agências confirmam apoio ao projeto
Até aqui, a edição 2024 do Anuário da Comunicação Corporativa já reuniu o apoio de 70 agências de comunicação, todas elas convidadas a participar adicionalmente com um artigo assinado de uma página no caderno Mercado, que abrirá a publicação, sobre desempenho, perspectivas, mercado e assuntos que se mostrem relevantes para a vida das empresas e o desenvolvimento do mercado. Agências e empresas interessadas em apoiar o Anuário 2024 podem entrar em contato com a Diretora de Relações Institucionais da Mega Brasil Comunicação, Célia Radzvilaviez, pelo e-mail celiar@megabrasil.com.br.