Logo Logo Logo Logo Logo

Lucas Bambozzi realiza mostra "Solastalgia"

No segundo Café Cultural inédito da semana, Sérgio Lapastina recebe o cineasta, artista visual e pesquisador, Lucas Bambozzi, para falar sobre a exibição de sua mostra "Solastalgia", com curadoria de Fernanda Pitta, que aconteceu no ano passado. Não perca nessa terça-feira, a partir das 16h na Rádio Mega Brasil Online.

O Cineasta Lucas Bambozzi (foto) é o convidado do segundo programa Café Cultural dessa semana.

Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!

E no segundo programa inédito dessa semana, o Café Cultural conversou com o cineasta, artista visual e pesquisador em novas mídias, Lucas Bambozzi, que exibiu, entre os dias 1º de julho e 1º de outubro de 20223, no MAC - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, a mostra “Solastalgia”, que com curadoria assinada por Fernanda Pitta, traz quatro videoinstalações que servem como uma espécie de convite para o público refletir sobre o impacto social e ambiental das atividades mineradoras no Brasil

O conceito de solastalgia - estresse mental e/ou existencial causado por mudanças ambientais abruptas, não só por consequências naturais, mas também, por modelos de extrativismo danosos: “As imagens explicitam uma lógica extrativista que destroça modos de vida, em nome de uma noção arcaica de progresso. Se antes estávamos expostos a formas de solastalgia apenas em função de acidentes tidos como naturais, hoje, os acidentes são causados por negligências - por modelos de extrativismo danosos e também por uma noção de desenvolvimento que entra em conflito com outros modos de se viver”.

Professor e pesquisar, Lucas discorre sobre educação, consciência e inovação, trazendo seu olhar para como a arte influência a vida de cada pessoa.

Não perca a conversa que vai ao ar nesta quinta-feira (21/03), às 16h.


O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina as terças e quintas, às 16h, com reapresentações diárias, também às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.