Logo Logo Logo Logo Logo

A Importância da Biblioteconomia

No primeiro Café Cultural inédito da semana, Sérgio Lapastina recebe Ana Cláudia Martins, presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, para uma fantástica entrevista sobre a profissão e sua importância para a formação cultural da sociedade. Não perca nessa terça-feira, a partir das 16h na Rádio Mega Brasil Online.

A bibliotecária Ana Cláudia Martins (foto), é a convidada do primeiro programa Café Cultural dessa semana.

Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!

E no primeiro programa inédito dessa semana, o Café Cultural conversou com a presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), Ana Cláudia Martins, em uma fantástica entrevista sobre a profissão de bibliotecárias e sua importância para o universo da formação cultural da sociedade.

É fundamental que todas as bibliotecas sejam espaços inclusivos, plurais, de portas abertas para acolher pessoas diversas, combatendo as discriminações no acesso ao conhecimento, e contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes”, explicou Ana Cláudia.

O profissional bibliotecário ampliou suas competências tecnológicas, o que permite sua atuação para além das bibliotecas, operando na sistematização de toda e qualquer informação. A profissão se expande para outras áreas, como o big data, onde há necessidade de gerenciamento de informações em grande escala; as plataformas de e-commerce, sejam de livros ou de outros produtos e serviços; órgãos públicos, hospitais, escritórios de advocacia, empresas de médio e grande porte que possuam acervos de documentos físicos ou digitalizados.

Aliás, por sua técnica e experiência em utilizar fontes fidedignas, na era digital, o bibliotecário ainda tem grande relevância no combate à disseminação das fake news, tema que ganha força no ambiente de web.

Na biblioteca, seja ela pública, universitária ou escolar, a função do bibliotecário ganha cada vez mais relevância. Além da disseminação da informação, a biblioteca se firma como ambiente de produção coletiva de conhecimento, um espaço de exercício cultural, com o bibliotecário como mediador, orientando o usuário sobre como navegar em meio a um oceano de informações físicas e digitais.

Não perca a conversa que vai ao ar nesta terça-feira (26/03), às 16h.


O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina as terças e quintas, às 16h, com reapresentações diárias, também às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.