Segundo Carolina Morales, Sócia-diretora da agência, "É importante ressaltar que o contrato do Governo seguiu um fluxo previsto em lei. Um processo de licitação baseado no modelo, Técnica ou Técnica e Preço, de qualquer parte do Governo leva, no mínimo, quatro meses para ser concluído"
A agência IComunicação, há 38 anos no mercado e atualmente presidida por Cadiji Bazzi Morales, assina contrato com a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) para assumir, em caráter temporário - seis meses, as demandas de comunicação digital do Governo Federal. A medida de contratação direta foi necessária por conta da decisão do Grupo DAN, holding da agência Isobar, de encerrar suas atividades em Brasília informada em janeiro deste ano.
Essa contratação visa atuar nas presenças digitais da presidência como redes sociais, sites e blogs, em mais de 20 frentes de trabalhos em atendimento aos diversos temas do governo. Diferentemente do que vem sendo veiculado, a agência não produziu a Campanha "O Brasil não pode parar", até porque ainda aguarda o início da sua operação para abril de 2020.
Quanto ao processo de contratação esclarece que recebeu um e-mail de solicitação de proposta de preços enviado pelo Departamento de Conteúdo e Gestão de Canais Digitais do Governo no dia 28 de fevereiro de 2020. O contrato, assinado hoje, 27/03/2020, pela IComunicação e o Governo, tem como uma das entregas cerca de 1000 posts mensais.
A IComunicação venceu na disputa de preços sobre as propostas das agências: CDN, In Press Oficina, MacCann Erickson, Moringa Digital, Lov Comunicação Interativa Ltda, Chá Com Nozes Propaganda, Partners Comunicação, Huge Digital LTDA, Monumenta Comunicação Estratégias Sociais Ltda, LEW ́LARA\TBWA e Fields Comunicação Ltda.
“É importante ressaltar que o contrato do Governo seguiu um fluxo previsto em lei. Um processo de licitação baseado no modelo, Técnica ou Técnica e Preço, de qualquer parte do Governo leva, no mínimo, quatro meses para ser concluído. A Isobar anunciou no meio de janeiro a interrupção do contrato que será encerrado agora, no dia 31/03. O Governo não teria tempo hábil para uma licitação e a área de comunicação digital faz parte da Comunicação essencial à sociedade, um direito do cidadão e, portanto, uma obrigação do governo”, afirma Carolina Morales, sócia-diretora da IComunicação, vice-presidente da ABRADi e membro do Comitê Técnico Digital do CENP.
“O contrato com a Isobar já estava em sua última prorrogação, a alternativa que se mostrava factível era a prorrogação em caráter excepcional, à vista dos prazos e providências para uma nova contratação. Entretanto, quando indagada sobre o interesse na prorrogação de vigência em caráter excepcional, a Isobar declinou do pedido e, deste modo, os atuais gestores se viram induzidos a realizar contratação em caráter emergencial, a fim de suprir as principais necessidades digitais e, assim, não ensejar prejuízos na prestação dos serviços públicos, tampouco comprometer o cumprimento da missão institucional conferida à SECOM”, explica Carolina Morales.
A atual contratação é proposta nos termos do Art. 24, IV da lei no 8.666/1993, sendo necessária à vista da essencialidade e indispensabilidade dos serviços e, ainda, pelos seguintes outros motivos: fim da vigência dos Contratos no 02 e 03/2015 e o novo processo licitatório em tramitação previsto para o próximo semestre.