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Especialistas em situações complexas

Divulgação

Cleber Martins: "quem mantém a aposta na visão estratégica e humanizada vai se sobressair com qualquer tecnologia"

O cenário econômico e político turbulento em 2022 não foi um obstáculo intransponível para a GBR Comunicação. Segundo Cleber Martins, diretor-geral de Operações e Inovação, “a agência manteve seu ritmo intenso de expansão dos últimos anos, registrando um crescimento de cerca de 30% na receita em relação ao ano anterior, o que mostra como nossos diferenciais têm sido reconhecidos no mercado e pelos clientes”.

Criada há sete anos pelo CEO Guilherme Barros, a agência superou em 2022 a marca de 100 colaboradores. Apesar das dificuldades para agregar novos talentos em um mercado que enfrenta forte escassez de mão de obra, Cleber Martins aponta a senioridade da equipe como um diferencial da empresa. “Sempre acreditamos que uma agência de excelência se faz com gente boa, competente, compromissada e motivada. Time é tudo. Por isso continuamos investindo em atrair talentos externos e valorizar os internos. Em um mercado ultracompetitivo, acreditamos que oferecer uma equipe sênior, especializada e presente no dia a dia de cada cliente faz muita diferença”, afirma.

Para o executivo, a GBR atrai clientes por ser cada vez mais reconhecida pela capacidade de atuar em situações complexas e grandes desafios, como gestões de crise, reposicionamento de imagem, advocacy, conteúdos estratégicos e inteligência digital. “Estivemos presentes, apoiando os clientes, nos principais casos corporativos que viraram notícia em 2022 e nas crises que foram evitadas, dentro de nosso papel consultivo e estratégico”, completa Martins.

O ano de 2022 também marcou o retorno ao trabalho presencial. Como praticamente em todo o mercado, a agência adotou o modelo híbrido, mas incentiva o uso do escritório para promover interação e troca de experiências entre os times. Segundo o diretor-geral, o perfil dos projetos e contas está cada vez mais eclético, o que exige atuação em diversas frentes e especialidades, e a troca de informações entre especialistas em crise, endomarketing, business intelligence, ESG, inclusão & diversidade e multimídia. Um cenário, enfim, que contribui de forma relevante para ampliar o arco de atuação da agência.

A GBR destaca que seu crescimento em 2022 foi notável na área de digital, com projetos de posicionamento executivo nas redes sociais de C-Levels. Além disso, os segmentos de treinamento, carro-chefe da empresa, contribuíram fortemente para os bons resultados. “Mesmo com pouco tempo de mercado, a GBR hoje é uma agência com estrutura completa de serviços ao mesmo tempo em que procura manter a essência de ser uma parceira próxima e comprometida com os desafios do cliente”, diz Cleber Martins.

A grande ameaça que o executivo enxerga é esse ambiente concorrencial mais acirrado que provoca um achatamento nos fees. Mas ele também entende que isso é do jogo e acredita que as agências estruturadas e com times consolidados, como a GBR, estão preparadas para avançar mesmo dentro desse cenário até certo ponto adverso.

O desafio da tecnologia é visto pela empresa como positivo, com uma perspectiva clara de avanços no uso de novas ferramentas de inteligência de dados e machine learning, “cada vez mais essenciais para os trabalhos da gestão da comunicação”, afirma Martins. A agência avalia que precisa de profissionais preparados e experientes para poder fazer uso dessas tecnologias e aposta na crença de que o fator humano é insubstituível. “O risco de pasteurização e comoditização dos serviços de comunicação é cada vez mais presente. E quem mantém a aposta na visão estratégica e humanizada vai se sobressair com qualquer tecnologia”.

As perspectivas de 2023 são boas para a agência. Segundo o executivo, os primeiros meses do ano foram intensos, com a chegada de novos projetos e clientes. “Diante de um cenário político mais estável e com os agentes econômicos voltados para fazer o Brasil crescer, estamos confiantes de que chegaremos ao final do ano ainda maiores”, afirma o diretor da GBR Comunicação.