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Sustentabilidade, estratégia, gestão e comunicação

Divulgação

Estevam Pereira, Flávia Ragazzo e Gilberto Longo: com a demanda cada vez maior por serviços estruturados e estratégicos de consultoria e comunicação ESG, o momento é de criação de novos produtos e serviços.

A forte presença das práticas de ESG nas organizações está impulsionando o crescimento do Grupo Report, que há mais de 20 anos atua no segmento, como uma das empresas pioneiras a direcionar seus negócios para o campo da sustentabilidade. Por causa de uma demanda cada vez maior por serviços estruturados e estratégicos de consultoria e comunicação ESG, o momento do grupo é de criação de novos produtos e serviços, além de um processo de internacionalização focado na América Latina e ancorado em parcerias com consultorias e agências de alcance global. Depois de aproximadamente 1.500 projetos para mais da metade das 500 maiores empresas brasileiras, é um caminho natural para a agência oferecer um portfólio cada vez maior, integrando sustentabilidade a estratégia, gestão e comunicação. “No caso do Grupo Report, acreditamos que a sustentabilidade está na base de uma comunicação alinhada ao nosso tempo, livre das muitas armadilhas e washings que infelizmente se tornaram comuns no gerenciamento de crises ou mesmo no dia a dia. A expertise no assunto nos permite exercitar planos sólidos, comprometidos de fato com os princípios do desenvolvimento sustentável”, ressalta Flávia Ragazzo, head de Comunicação da agência.

O interesse das empresas pelas três palavras da sigla ESG resultou em uma aceleração das receitas, tanto que em 2022 o faturamento do grupo triplicou, com a tendência de crescimento mantendo-se em alta para 2023. Segundo Gilberto Longo, sócio-diretor da empresa, “todas as frentes de atuação em sustentabilidade seguem aquecidas em 2023, e a expectativa é mais uma vez fecharmos o ano com recorde de faturamento. Nascemos há 20 anos com foco em relatórios de sustentabilidade, e a expectativa para 2023 é que nossas outras unidades de negócios − estratégia, comunicação e educação − sigam crescendo em participação na receita. Também os produtos voltados para o clima e finanças sustentáveis devem ter papel importante nesse sentido”.

A empresa também tem dado especial atenção ao fator humano, como lembra Gilberto Longo. “Passamos a olhar cada vez mais para nossos colaboradores, por entendemos ser essencial que o crescimento se reflita em mais qualidade de vida, aprendizado e evolução profissional para todos”. Essa atenção justifica-se também pela alta procura por profissionais qualificados nesse cenário em que os serviços e produtos são cada vez mais complexos. Segundo Estevam Pereira, sócio-fundador do grupo, “o mercado de profissionais especialistas em sustentabilidade está fervendo. Por isso, investimos na retenção da equipe e na formação de novos talentos. Como nossa frente de atuação é ampla, no momento buscamos especialistas em diferentes áreas, como comunicação, design e estratégia e, dentro de casa, capacitamos esses profissionais para atuarem tendo como base a sustentabilidade e os princípios ESG”.

Entre as novidades, os sócios destacam a Central de Indicadores, plataforma tecnológica de coleta e publicação de indicadores que permite uma gestão dinâmica e uma comunicação transparente dos dados; e o Perception ESG, estudo das prioridades e da percepção de investidores e entidades de referência sobre a empresa (finanças sustentáveis). Com investimentos no campo da tecnologia, o fundador do grupo não vê ameaças ao trabalho dos profissionais com a chegada dos programas generativos, como ChatGPT. “A IA não vai substituir, pelo menos por enquanto, o talento do comunicador, mas sim economizar uma boa dose de trabalho braçal. Os profissionais desempenharão o papel de curadores dos conteúdos produzidos pelo ChatGPT e assemelhados, garantindo qualidade, lógica e humanidade a esses trabalhos. É claro que a sociedade deve ficar atenta com o uso deletério da IA, como na produção de fake news ou deep fake. Mas esse é um alerta que vale desde sempre”, pontua Pereira.