Gabriel Cânndido (foto) é o convidado do primeiro programa Café Cultural inédito dessa semana.
Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!
No segundo programa inédito dessa semana, o Café Cultural conversou com o dramaturgo, ator, escritor e performer Gabriel Cânndido sobre seu livro “Nova Conquista” a segunda parte da trilogia “Escombros”
Na história, o leitor acompanha a épica íntima de três personagens: Machépé, um bicho da fronteira; Zizú, um soldado da paz; e Neydí, a primeira ministra da grande capital do norte. Pelas suas trajetórias e pensamentos, apresenta-se um universo fabular que ilustra, seja por meio de metáforas, seja por exemplos bem reais, as relações intrínsecas entre as dinâmicas da colonização, da diáspora negra, as subjetividades humanas e o destino fatal do meio ambiente.
“Para construir uma dramaturgia que se propõe a discutir, de modo interseccional, o neoliberalismo, o colonialismo, o racismo, as crises migratórias e a emergência climática em fricção com os saberes ancestrais dos povos indígenas e negros do Brasil e da diáspora, pensar na imagem de uma espiral para conduzir esta história foi fundamental no processo de criação”, afirma Cândido, que finaliza: “A ficção nos dá muitas possibilidades de metáforas e também abre espaço para várias questões subjetivas do indivíduo e da sociedade”.
O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina as terças e quintas, às 16h, com reapresentações diárias, também às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.