Logo Logo Logo Logo Logo

Narrativa transmídia na Unico: Uma ponte entre cultura e negócio

Fazendo parte do primeiro painel da 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados, Daniela Bittencourt (foto), Gerente Sênior de Comunicação da Unico, irá abordar a importância de estratégias transmídia para integrar a cultura da empresa. O Seminário acontece no dia 23 de maio, no Hotel Travel Inn Paulista Wall Street, em São Paulo.

Divulgação

Daniela Bittencourt, Gerente Sênior de Comunicação da Unico,estará presente no painel, que acontece no dia 23 de maio, no Hotel Travel Inn Paulista Wall Street, em São Paulo.

A pandemia de Covid-19 impulsionou uma significativa transformação na sociedade digital, ao despertar em cada indivíduo a habilidade de estabelecer conexões e relacionamentos por meio de plataformas digitais. Isso resultou na ampliação da capacidade de gerar influência e visibilidade no compartilhamento de ideias, além de potencializar o direito e o poder de expressar individualmente opiniões que impactam o coletivo.

Nesse contexto, as organizações enfrentam o desafio de desenvolver novas estratégias e protocolos para lidar com esses agentes de influência, que representam toda uma comunidade. O foco está em explorar essa capacidade de influência em prol da manutenção e preservação da reputação da marca, adaptando-se a um ambiente de trabalho cada vez mais dominado pela comunicação digital.

Diante desse cenário sensível, o 14º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados abordará essas questões centrais sob o tema "Novos atores em cena: Como os empregados estão influenciando a Comunicação dentro e fora das organizações". O evento reunirá profissionais de destaque de empresas renomadas, que compartilharão insights valiosos em palestras distribuídas ao longo do dia em três grandes painéis.

No terceiro painel, teremos a participação da Unico, uma scaleup brasileira de tecnologia, que experimentou um rápido crescimento nos últimos anos, impulsionado por inovações e investimentos estratégicos. A empresa fala sobre a praticidade e importância do uso de meios de comunicação complementares, levando em conta o cenário atual de rápidas mudanças. 

Sua comunicação com os colaboradores, realizada por meio do Unicoverso, um ecossistema online, desempenha um papel crucial na construção da cultura organizacional e no alinhamento com os objetivos de negócio. Esse espaço transmídia combina diversos canais para educar, inspirar e engajar os colaboradores, garantindo sua motivação e alinhamento em um cenário de constantes mudanças. 

A narrativa transmídia surge como uma poderosa ferramenta para conectar cultura e negócios em um mundo caracterizado pela rápida transformação digital. Por meio de múltiplos canais online, essa abordagem busca contar histórias de maneira integrada, expandindo o universo narrativo para além de um único meio de comunicação. Nesse contexto, a interação entre plataformas como redes sociais, sites, vídeos e podcasts complementares torna-se essencial para envolver e cativar o público-alvo.

Ao adotar essa estratégia, empresas e criadores culturais têm a oportunidade de alcançar uma audiência mais ampla e diversificada. Através da criação de conteúdos consistentes e relevantes em diferentes plataformas, é possível engajar o público de maneira mais profunda, proporcionando experiências imersivas e interativas que ultrapassam os limites tradicionais.

Além de promover a cultura e ampliar o alcance de negócios, a narrativa transmídia também se mostra como uma resposta às demandas de um mundo em constante evolução. Em um cenário onde as tecnologias e as preferências do público estão em rápida mudança, essa abordagem permite uma adaptação ágil e criativa, garantindo a relevância e a sustentabilidade das iniciativas culturais e empresariais.

Para falar sobre o tema, Daniela Bittencourt, Gerente Sênior de Comunicação da Unico estará presente no painel. Além do cargo atual na empresa, a profissional também oferece sua própria consultoria focada em employer branding. Com 20 anos de experiência em relações públicas e gestão de marca, Bittencourt liderou áreas de comunicação também em outras empresas, como Toyota, Philips e EDP, e na agência Edelman. É formada em Jornalismo, Letras e Rádio e TV, com pós-graduação em administração, finanças e investimentos e tem um MBA em gestão empresarial.

A 14ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados acontece no dia 23 de maio, no Hotel Travel Inn Paulista Wall Street, em São Paulo. Para mais informações sobre o evento, programação, palestrantes e inscrições, acesse o site.