Em tempos de crise mundial com o novo coronavírus, algumas se destacam ao tentar levar uma mensagem positiva, mesmo em momentos de crise. O mercado de turismo foi um dos mais afetados, uma vez que a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de ficar em casa. Destinos turísticos tiveram que se fechar para evitar problemas ainda maiores com a pandemia.
Pensando nisso, foi criada em Ilhabela uma campanha para que os turistas respeitem as orientações de isolamento e não viagem para a ilha neste momento. O mote da campanha é a hashtag “#atedaquiapouco”, e traz um VÍDEO recomendando que Ilhabela continue nos planos dos turistas, mas que venham somente quando essa fase mais delicada passar.
A campanha segue a linha de uma tendência do mercado de turismo que sugere que os turistas “não cancelem, remarquem” suas viagens, que busca ajudar os empresários do trade turístico a conseguirem se manter durante esta crise com reservas futuras. Mais do que remarcar, é preciso conscientizar a todos da importância de permanecerem em casa nesse momento, evitando a propagação da Covid-19, coronavírus.
“Para nós, que há mais de 20 anos divulgamos Ilhabela como destino turístico para brasileiros e estrangeiros, foi muito difícil criar uma campanha como esta, mas entendemos que, nesse momento, foi o melhor a fazer”, comentam os responsáveis pelo portal de turismo Ilhabela.com.br , criador da campanha. “O público do nosso site são os turistas e pessoas que amam Ilhabela, que sempre voltam pra cá, e a mensagem do vídeo surgiu justamente daí. Queremos continuar mostrando nossas belezas e, quando tudo isso passar, estaremos aqui prontos para recebe-los com todo carinho que merecem. Mas agora, pedimos que todos fiquem em casa, para o bem de todos”, completam.
O vídeo oficial da campanha está disponível no Youtube https://www.youtube.com/tvilhabela, ou no link direto https://youtu.be/1CJ7Y5LmUHE , e nas redes sociais https://www.facebook.com/portalilhabela e https://www.instagram.com/portalilhabela/ .
Ilhabela também restringiu o acesso à travessia de balsa
A campanha “#atedaquiapouco” busca conscientizar turistas, e até mesmo moradores, a não se locomoverem entre as cidades nesse momento de pandemia. Ilhabela é um município pequeno, com cerca de 40 mil moradores e um único hospital, por isso a importância de conter um possível movimento de turistas e veranistas que tentem passar a quarentena na ilha.
Como medida de proteção de sua população e de não propagação da Covid-19, o município restringiu a travessia de balsas somente a serviços essenciais e de emergência. Além disso, foi implantado um sistema online, onde até mesmo moradores precisam solicitar autorização prévia para acessar o município - https://travessia.ilhabela.sp.gov.br/.
O sistema entrou em funcionamento no dia 20 de março e, em menos de 24 horas, mais de 1.300 solicitações foram atendidas. A Prefeitura de Ilhabela pede para que moradores fiquem em suas casas evitando sair da cidade, a utilização do sistema deve ser apenas para casos de urgência, onde é inevitável a travessia. Ressalta, ainda, aos turistas a importância de ficarem em suas casas neste momento para conter o contágio acelerado do novo coronavírus. Mais informações sobre as restrições de acesso a Ilhabela no link https://www.ilhabela.com.br/noticias/balsa-de-ilhabela-fica-restrita-diante-da-pandemia-do-coronavirus/ .