Dane Avanzi alerta que, com o isolamento da população, tentativas de fraude como essa se tornam mais comuns
Um novo golpe tem aparecido em mensagens de SMS e WhatsApp. O texto alerta para uma suposta promoção da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que oferece um aumento de 7 GB na franquia de dados no celular. A fraude induz as vítimas a clicarem em um link malicioso para receber o bônus, mas acabam tendo seus dados roubados.
Apesar de ainda não haver informações sobre quantas pessoas caíram no golpe, a Anatel já se pronunciou, por meio de um comunicado, ressaltando que não envia links por WhatsApp ou SMS, além de não fazer promoções ou dar prêmios.
O especialista em telecomunicações Dane Avanzi alerta que, com o isolamento da população, devido à pandemia do novo coronavírus, tentativas de fraude como essa podem se tornar mais comuns. "Muitas pessoas estão trabalhando em home-office e já houve muitas reclamações sobre a velocidade da internet. Sabendo disso, a Anatel, de fato, já pediu às operadoras para ampliar a banda larga", diz o diretor comercial do Grupo Avanzi, que oferece soluções para comunicação corporativa de voz e dados mediante a instalação e licenciamento de Sistemas de Telecomunicações.
Segundo Avanzi, ofertas como essa, mesmo que falsas, são naturalmente chamativas, mas destaca que em tempos de crise e necessidade de internet para fins de trabalho fazem com que as pessoas fiquem ainda mais suscetíveis. "Além disso, a mensagem do golpe é feita para passar credibilidade, para que a pessoa nem suspeite. Por isso, são utilizados logos da Anatel e de outras operadoras de telefonia", explica o especialista.
Dicas – A Anatel, ao tomar ciência da tentativa de fraude, deu algumas dicas para que os usuários não se tornem vítimas desse tipo de crime.
De modo geral, o momento, mais do que nunca, é de alerta. Mesmo que essas dicas já estejam muito claras para você, é importante estar atento e ter sempre um pé atrás, recomenda Dane Avanzi. "Desta forma, conseguiremos minimizar os danos provocados pelo isolamento e manter nossas atividades diários na internet, como acessar sites de notícia, trabalhar e consumir entretenimento", finaliza.