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Conexões femininas e inclusivas

Oliver Latin America lança “Projeto Conexão”, no qual convida mulheres negras para um programa de desenvolvimento profissional no mercado de Comunicação. A iniciativa, pensada em conjunto por diversos gestores da Oliver – incluindo a Diretora de RH, Camila Fidélis (foto) – integra o compromisso da agência com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), promovendo um impacto positivo na sociedade e também no mercado

Divulgação

“É somente através do diálogo que a sociedade se percebe, se organiza e se põe em movimento. Para isso, estamos lançando uma ‘Frente de Diálogos’ (nome dado ao programa de DEI – Oliver) e Comitês estruturados e já atuantes, que irão converter discursos em cultura corporativa e migrar debates que hoje se dão no LinkedIn para o dia-a-dia”, afirma Camila Fidélis, Diretora de Recursos Humanos da Oliver Latin America

Como forma de reforçar seu compromisso com a Diversidade e fomentar a Equidade e a Inclusão de maneira sustentável e estrutural, a Oliver Latin America ampliou sua atuação com um projeto aberto à sociedade. A agência lançou recentemente o “Projeto Conexão”, o qual convida mulheres negras a participarem de um programa de desenvolvimento profissional no mercado da Comunicação. A iniciativa integra o compromisso da Oliver em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), que passa a ter impacto na sociedade em geral e também no mercado.

O compromisso com a DEI foi pensado sob a liderança de diversos gestores da Oliver – um total de oito Diretores, incluindo o CEO, Luis Constantino, e a Diretora de Recursos Humanos, Camila Fidélis. A função deles será criar estratégias, avaliar ações e envolver e promover os propósitos. Também está sendo criado um Comitê de Diversidade, que será formado por alguns profissionais de setores como Planejamento, Negócios, RH, Criação e, pelo recém-contratado, Bruno Mendes, novo Analista de Diversidade e Inclusão da empresa. Caberá a eles direcionarem as demandas, absorver iniciativas da operação global, gerenciar a implementação de projetos e organizar as agendas de treinamentos, ações e gerenciamento dos grupos de afinidades.

É somente através do diálogo que a sociedade se percebe, se organiza e se põe em movimento. Para isso, estamos lançando uma ‘Frente de Diálogos’ (nome dado ao programa de DEI – Oliver) e Comitês estruturados e já atuantes, que irão converter discursos em cultura corporativa e migrar debates que hoje se dão no LinkedIn para o dia-a-dia”, afirma Camila Fidélis, Diretora de Recursos Humanos da Oliver Latin America.

Segundo a executiva, as metas de DEI para 2024 se darão através dos grupos de afinidade, chamados “We-Houses”, e essas equipes irão identificar necessidades em áreas como Gênero, Raça, Diversidade de Afetos, Pessoas com Deficiência e Neurodiversidade.

 

Consultoria e Conexão

O novo olhar para a DEI levou a Oliver Latin America a anunciar a criação de dois projetos. Para o público externo e a sociedade em geral, o “Projeto Conexão” nasce a partir da necessidade de ações ainda mais efetivas para que mulheres negras possam atuar com toda a sua potência e talento na propaganda.

Com o objetivo de compartilhar conhecimento e networking de pessoas líderes da Oliver e de outras empresas com mulheres negras, o projeto promoverá a capacitação de 30 pessoas com um curso proprietário e exclusivo focado na especialização nas áreas de Criação, Mídia e BI, organizado em conjunto com a SOMOS B – consultoria parceira da Oliver.

Nossa meta é preparar as profissionais para atuarem no mercado da Publicidade, pautadas em metodologias ágeis e intraempreendedorismo, para que tenham melhores chances de ascensão de carreira e possam colaborar com ambientes mais criativos nas empresas”, explica Camila.

O público alvo do “Projeto Conexão” são mulheres (cis e trans) negras (pretas ou pardas), com marcadores sociais diversos – como LGBTQIAP+, classes C e D, mães, entre outros.

Já para o público interno, a Oliver estreia o “Raízes: Crescendo Juntas”, um programa de mentoria focado em fortalecer a orientação profissional e de carreira para mulheres negras da agência. Em parceria com a Minuto Consultoria, até 35 colaboradoras terão seis encontros para tratar de questão racial e inteligência, entre outros temas.

A proposta da Oliver é abordar diversos temas sobre negritude e trajetória profissional, para impulsionar essas mulheres a descobrirem quais seus objetivos dentro de suas carreiras. Temos o compromisso de compartilhar conhecimento e promover autoconhecimento ao nosso público interno, tornando aplicável tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional”, avalia Camila.