Logo Logo Logo Logo Logo

A crise da Comunicação de Crise

Em celebração ao seu primeiro ano de implementação, o Observatório da Comunicação de Crise (OBCC) lança o e-book “Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional: Artigos e Entrevistas de Especialistas”. O material reúne 10 entrevistas e 20 artigos de opinião de profissionais da área de Comunicação, que abordam temas como Inteligência Artificial, Cobertura Midiática, Reputação, Diversidade, entre outros

Divulgação / OBCC

OBCC lança o e-book "Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional: Artigos e Entrevistas de Especialistas”, que reúne especialistas da área de Comunicação para tratar de temas referentes à Comunicação de Crises

A Comunicação é fundamental quando se fala em gestão e gerenciamento de riscos e crises. Atuando em conjunto com os setores específicos das organizações – Compliance, Gestão de Riscos, Governança e Segurança do Trabalho – a Comunicação ajuda na prevenção, transparência e mitigação dos danos, uma vez que é responsável por evitar desgastes de reputação e imagem, prejuízos e crises em série.

Contudo, a Comunicação nem sempre é valorizada, chegando, muitas vezes, a ser negligenciada, principalmente aqui no Brasil. Isso acontece porque não há no País uma cultura forte de gestão de crises, o que faz com que as práticas de Comunicação de Crise sejam relegadas.

Diante disso, e pegando carona na celebração de seu primeiro ano de implementação, o Observatório da Comunicação de Crise (OBCC) está lançando o e-book “Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional: Artigos e Entrevistas de Especialistas”.

O material reúne 10 entrevistas e 20 artigos de opinião de profissionais, especialistas e pesquisadores da área da Comunicação, que abordam temas como Inteligência Artificial, Cobertura Midiática, Media Training, Reputação, Diversidade e Visibilidade.

Os autores e entrevistados presentes no e-book são: Ana Flavia de Bello (CEO da Cosafe LATAM); Ana Karin Nunes (Professora e Pesquisadora da UFRGS); Ana Paula Sartor (Diretora de Engajamento Corporativo e Reputação da Edelman); Anik Suzuki (Fundadora e CEO da ANK Reputation); Carolina Frazon Terra (Professora e Pesquisadora da USP e Faculdade Cásper Líbero); Daiane Scheid (Professora e Pesquisadora da UFSM); Diego Wander da Silva (Professor e Pesquisador da UFRGS); Elsa Lemos (Especialista na Elsa Lemos Crisis Communication); Érica Ruiz (CEO da Consultoria Crisis Solutions); Gisela Gonçalves (Professora e Pesquisadora da UBI); Gisele Lorenzetti (CEO da LVBA Comunicação); João Fortunato (Professor e Jornalista da R&F Comunicação Corporativa); João José Forni (Professor e Consultor na Comunicação & Crise); Jones Machado (Professor e Pesquisador da UFSM); Lana D’ávila Campanella (Professora e Pesquisadora da UFSM); Mateus Lourenço de Paula (Coordenador Nacional de Comunicação da PRF); Otavio Novo (Professor e Profissional de Gestão de Riscos e Crises da Novo8); Patrícia Brito Teixeira (Diretora da WePlanBefore); Patrícia Milano Pérsigo (Professora e Pesquisadora da UFSM); Rosângela Florczak (Professora e Pesquisadora da PUC-RS); Valdeci Verdelho (Jornalista e Especialista em Gestão de Crise na Verdelho Comunicação); e Wilson da Costa Bueno (Consultor e Professor Sênior da USP).

O e-book “Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional: Artigos e Entrevistas de Especialistas” encontra-se disponível para download gratuito no portal do OBCC. Para acessá-lo, clique neste link.

 

Sobre o OBCC

O Observatório da Comunicação de Crise (OBCC) nasce com a missão de sistematizar o conhecimento produzido no Campo da Comunicação no que diz respeito à temas científicos, como risco, crise, comunicação de crise, gestão de crise e comunicação de risco no âmbito das organizações.

Dessa forma, o OBCC atua na realização de mapeamentos contínuos da produção sobre tais temas em livros, capítulos de livros, artigos de periódicos científicos e anais de eventos acadêmicos, teses e dissertações, filmes, séries, podcasts e documentários. O Observatório também tem por finalidade monitorar situações de risco e de crise no contexto das organizações, por meio do acompanhamento das estratégias de comunicação utilizadas, das práticas implementadas por profissionais da área nesse cenário e da observação dos desdobramentos midiáticos.

A equipe do OBCC é formada por pesquisadores e professores de instituições de ensino superior do Brasil (UFSM, UFRGS e USP) e de Portugal (UMinho e UBI).