Teófilo Tostes Daniel (foto) é o convidado do segundo Café Cultural inédito dessa semana.
Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!
No segundo programa inédito da semana, O Café Cultural conversou com o escritor Teofilo Tostes Daniel, que lança o seu terceiro livro “O poeta toma a pólis”, pela Editora Pautá.
Na obra ele questiona o lugar da poesia na sociedade. O texto se opõe a discursos de ódio em circulação no país, rememora traumas da pandemia e exalta a diversidade e a resistência
“Num momento histórico repleto de desafios e urgências, após uma pandemia planetária de consequências catastróficas – em especial no nosso país – e com a humanidade tentando adiar o fim do mundo, por que a poesia ainda importa?”
Dividido em duas partes, o livro começa em tom de perplexidade diante das injustiças, da indiferença e da crueldade vistas em nosso país nos últimos anos.
“A gente vivia no auge do domínio do ódio dentro do debate público, quando teve início uma pandemia mundial, e no momento mais dramático da pandemia, convivendo com a iminência da morte, senti necessidade que minha escrita se voltasse para o horror em que estávamos todos imersos”
Já na segunda parte de “O poeta toma a pólis”, a conexão é com a esperança. É quando o autor deixa claro por onde deseja que sua escrita conduza os leitores: pela delicadeza, pela sensibilidade e pelo afeto como ferramentas eminentemente poéticas e políticas.
“Acredito que, além de ser uma forma poderosa de testemunho em tempos extremos, a arte tem ainda a possibilidade de resgatar sensibilidades embotadas pela secura dos dias, promovendo e ampliando a capacidade de diálogo, que é uma ferramenta fundamental para a construção de um novo amanhã”.
Não perca a conversa que vai ao ar nesta quinta-feira (02/05), às 16h.
O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina as terças e quintas, às 16h, com reapresentações diárias, também às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.