Logo Logo Logo Logo Logo

Responsabilidade renovada na direção

ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) renova Conselho Diretor e, por unanimidade, reelege Ricardo Bastos (foto) à presidência da entidade pelos próximos dois anos. Segundo Bastos, seu principal objetivo no novo mandato consistirá em consolidar a eletromobilidade como um processo irreversível no Brasil, além de aprofundar o relacionamento da instituição com o Governo e demais entidades do setor

Divulgação

“Nesse novo mandato, meu principal objetivo é consolidar a eletromobilidade como um processo irreversível no Brasil e aprofundar o relacionamento da instituição com o Governo e outras entidades do setor. Também pretendemos profissionalizar cada vez mais a ABVE e ampliar sua estrutura de funcionamento”, afirmou Bastos

A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) renovou o seu Conselho Diretor para os próximos dois anos e, por unanimidade, reelegeu Ricardo Bastos à presidência para o novo mandato, em Assembleia Geral com ampla participação dos associados ocorrida em abril.

Ricardo Bastos é economista com 25 anos de experiência no setor Automotivo, com passagens pelas empresas Ford e Toyota. Foi um dos responsáveis pela estratégia de eletrificação e introdução no País de veículos híbridos flex. Também atuou na área Ambiental e de ESG, participando da criação e ocupando a presidência da Fundação Toyota do Brasil por sete anos. Atualmente, é Diretor de Assuntos Institucionais da GWM.

Nesse novo mandato, meu principal objetivo é consolidar a eletromobilidade como um processo irreversível no Brasil e aprofundar o relacionamento da instituição com o Governo e outras entidades do setor. Também pretendemos profissionalizar cada vez mais a ABVE e ampliar sua estrutura de funcionamento”, afirmou Bastos.

 

Diversidade

A chapa única “Avançar a Eletromobilidade” reflete a diversidade de representação conquistada pela ABVE na defesa do transporte elétrico e da economia de baixo carbono no Brasil. Hoje, a entidade conta com 124 associados. O novo Conselho Diretor – órgão diretivo máximo da ABVE – aumentou de 20 para 30 integrantes, incluindo representantes de importantes empresas que se associaram recentemente, como iFood, Raízen, 99 App, Vehya, Vibra e Companhia Brasileira do Lítio. Passou a incluir também dirigentes de empresas como Amazon, General Motors, Ford e EDP, que não participavam da Diretoria anterior.

Ricardo Bastos respondia pela presidência desde março de 2023, quando elegeu-se para completar o mandato de Adalberto Maluf, que tinha renunciado ao cargo no início do ano passado para assumir a Secretaria Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

A eleição da ABVE aconteceu de modo presencial e online. Todos os votos foram declarados e apurados em tempo real, com total transparência e interação entre os participantes. Uma parte dos associados votou na ampla e moderna sede da iFood em Osasco, São Paulo, oferecida pela direção da empresa para a realização da Assembleia. Outros optaram por participar de forma remota.

 

Segurança

Bastos apresentou as linhas principais de seu programa de trabalho para os próximos dois anos à frente da entidade. “Nesse novo mandato, eu e todos os membros do Conselho Diretor trabalharemos muito forte na questão da segurança de operação e recarga de veículos elétricos, contribuindo junto ao Poder Público com esclarecimentos e muitas informações técnicas”, afirmou.

A questão da Segurança está sendo debatida há bastante tempo no Congresso Nacional e vamos intensificar essas discussões, pensando principalmente na segurança das pessoas na hora de adquirir um veículo elétrico ou instalar um carregador em casa ou no condomínio”, destacou Ricardo. “Queremos que a decisão de compra ou de uso de um veículo elétrico seja transparente e que os usuários saibam que essa tecnologia é muito segura”, complementou.

Ele ressaltou, ainda, a necessidade de fortalecer o transporte elétrico no Brasil. “Nesse novo mandato, meu principal objetivo é consolidar a eletromobilidade como um processo irreversível no Brasil. Vamos também aprofundar o relacionamento da ABVE com o Governo Federal, os Governos Estaduais e Municipais e outras entidades do setor. E também pretendemos profissionalizar cada vez mais a associação, aumentando sua estrutura de prestação de serviços e de atuação no debate público sobre eletromobilidade”, conta.

 

Construir ponte

Outro objetivo, disse Bastos, é buscar o diálogo e diversificar ainda mais o perfil das empresas associadas à entidade, ampliando sua representatividade no mercado de Eletromobilidade. “Vamos construir pontes e estabelecer um diálogo amplo, profundo e respeitoso com todas as empresas e entidades empresariais e esferas governamentais envolvidas com a eletromobilidade, reafirmando o nosso compromisso com a população e mostrando que o veículo elétrico é um meio de transporte sustentável, seguro, econômico e limpo”.

As primeiras ações da nova gestão terão como foco as políticas públicas. “O programa ‘Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação do Governo Federal)’ tem muito a contribuir para a mobilidade elétrica do Brasil”, disse. “Além disso, também temos questões e normas relacionadas à segurança, que estão sob consulta pública, e a ABVE apresentará sua posição sobre todas elas”, conta.