Para trazer os kits de testes rápidos vindos da China, Vale utilizou sua rede de logística na Ásia
Nesta segunda feira (30/3) um avião da Emirates aterrissou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, trazendo os primeiros 500 mil kits de teste rápido para o novo Coronavírus, de um total de 5 milhões de kits doados pela Vale ao governo brasileiro. As 417 caixas com os kits foram embarcados no domingo, no Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun, na província chinesa de Guangdong. A ação da companhia foi um dos destaques da coletiva do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no final da semana.
As 4,5 milhões de unidades restantes serão entregues pela empresa chinesa Wondfo, que tem registro na Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ao longo do mês de abril. Esses testes trazidos da China pela Vale permitem um resultado em apenas 15 minutos, o que deve agilizar em muito os procedimentos de checagem aos suspeitos de infecção pela doença.
“É gratificante ver a chegada ao Brasil do primeiro lote de kits provenientes da China. A Vale oferece essa ajuda à sociedade brasileira em um momento em que o País se une pela saúde e segurança das pessoas. Estamos lançando mão da nossa rede de logística na Ásia para trazer ao Brasil insumos que poderão fazer a diferença na vida das pessoas," disse Eduardo Bartolomeo, Diretor-presidente da Vale.
Além da doação dos kits de testes rápidos, a Vale adquiriu 100 toneladas de insumo como álcool em gel 70%, sabão e detergente líquido, que serão doados ao Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O objetivo é ajudar no combate à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Os primeiros lotes foram entregues também nessa terça feira (30/3). Os insumos foram adquiridos junto a fornecedores nacionais, 78 mil unidades (500ml) de álcool em gel 70%, 52 mil unidades de sabão liquido (800ml) e 20 mil unidades de detergente (1L).
Além da doação dos insumos, a empresa está reformando e ampliando uma ala de internação do Hospital Municipal de Parauapebas (HMP). A reforma, com conclusão prevista para a primeira quinzena de abril, possibilitará o acréscimo de 40 leitos de unidade semi-intensiva, num investimento de R$ 1,5 milhão.