Divulgação
Kit Ternura, que contêm atividades lúdicas e educativas disponibilizadas pela ONG Visão Mundial Brasl.
Diante da crise humanitária no Rio Grande do Sul, a Visão Mundial, organização humanitária com 48 anos de atuação no Brasil e presença em cerca de 100 países, elevou o nível de resposta para CAT II em seu Plano Nacional de Emergências. A medida visa ampliar o apoio às famílias e crianças afetadas pelas fortes chuvas na região.
Com um investimento de US$ 8 milhões, a Visão Mundial, em parceria com doadores e o setor privado, pretende atender 70 mil famílias e 200 mil crianças. A ação contempla a entrega de itens de primeira necessidade, como cestas básicas, água potável, colchões, kits de higiene e limpeza, além de apoio psicossocial especializado. Para auxiliar na reconstrução da vida das famílias, a ONG também fornecerá mobiliário doméstico, eletrodomésticos e auxílio de renda para suprir necessidades urgentes, como medicamentos.
As crianças, um dos grupos mais vulneráveis em situações de crise, receberão atenção especial da Visão Mundial. A organização implementará dois Espaços Seguros para oferecer proteção e salvaguarda aos pequenos, além de distribuir mais de 15 mil Kits Ternura. Estes kits contêm atividades lúdicas e educativas que visam auxiliar na recuperação da saúde mental das crianças e oferecer um refúgio em meio ao caos. "As crianças, um dos grupos mais vulneráveis em meio a crises, muitas vezes não têm a menor noção da magnitude dos eventos que estão vivenciando. Elas se encontram desprovidas de suas bases mais fundamentais - casa, família, amigos - e estão sob um impacto psicológico devastador que, sem a intervenção adequada, pode deixar cicatrizes duradouras”, afirma Thiago Crucciti, Diretor da ONG Visão Mundial Brasil.
De acordo com a Defesa Civil, 13% da população do Rio Grande do Sul, cerca de 1,4 milhão de pessoas, está sendo impactada pelas chuvas e suas consequências. Entre os afetados, há famílias desalojadas e pessoas que estão abrigadas em locais precários.
A organização convida a todos que puderem contribuir com doações para auxiliar na resposta humanitária à crise.