Pioneira na discussão sobre a diversidade da beleza, da moda e do comportamento, a ELLE Brasil quebra paradigmas desde o seu reposicionamento comercial em 2009 e se consagra, desde então, como a revista hi low do país. Empoderando a mulher contemporânea, a marca traz para seus leitores um universo fashion, sustentada pelo espírito Zeitgeist. Diferentemente do posicionamento das publicações ELLE ao redor do mundo, no Brasil, a Editora Abril – que detêm a marca – consolidou a comunicação da revista como a interlocutora de moda vanguardista, endossada pelo mercado de luxo.
Desafio
Desejávamos fazer uma homenagem para quem está sempre do outro lado da página, o leitor, sonhando em fazer parte daquele universo. Mas mais do que nos aproximarmos dele, precisávamos empoderá-lo. Porém, como começar essa história e uma tendência na mídia?
Além do questionamento sobre como começar um movimento nas mídias sociais, maio de 2015 foi também o mês de aniversário da revista concorrente da ELLE, que comemorava 40 anos no Brasil e trazia na capa a übermodel Gisele Bundchen e uma série de comemorações no mês.
Como a revista ELLE entraria, então, na conversa dos consumidores deste conteúdo e universo de moda, beleza e comportamento?
Solução
Relembrar o posicionamento da ELLE Brasil, criar uma conversa digital sobre a marca durante o mês de maio e retomar uma conversa entre a marca e os veículos de trade.
Junto com a direção de marketing e editorial desenhamos um plano para que a Capa tivesse a repercussão esperada. Como ELLE é uma revista de moda altamente inovadora, o espelho foi apenas um reflexo disso. A grande estratégia da capa espelhada foi criar a primeira “SELFIE READY COVER“. Com todo mundo na capa. Mais do que uma capa espelhada, criaríamos um conteúdo de compartilhamento (mobile) mensurado via KPIs específicos e a hashtag#VocêNaCapa. Por ser uma revista que conversa também com as celebridades e ter muitos parceiros, embaixadores reforçaram esse storytelling e seus seguidores, engajados por seus influenciadores, foram impactados.
Além de reforçar a conversa da redação com os leitores da marca e aproximar as celebridades parceiras, a ação pretendia e conseguiu envolver todas as pessoas alcançadas via mídias sociais, sem contar os veículos de trade de moda e comportamento.
Resultado
A história se propagou organicamente. Como cada embaixador postou em um determinado momento dos primeiros dias que a revista chegou nas bancas, a hashtag foi se fortalecendo na primeira semana e até a celebridade americana Kim Kardashian fez parte da selfie cover.
NÚMEROS ON:
NÚMEROS OFF: