Teresa Vernaglia toma posse da presidência da ABCON SINDCON

Por Larissa Sugiyama

21 de Julho de 2021 | 11h00

Divulgação

Há 25 anos, a executiva ocupa posições de liderança na área de Infraestrutura, tendo participado do processo de universalização dos setores de Telecomunicações e Energia. Ela atua no saneamento desde 2017, quando assumiu a presidência da BRK Ambiental.

A ABCON SINDCON, entidade que reúne as operadoras privadas de saneamento no país, tem, desde o início de julho, uma nova Presidente no Conselho de Administração para o próximo biênio.

Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental, sucede no cargo o atual Presidente, Carlos Henrique da Cruz Lima, do Grupo Águas do Brasil. Com mandato até 2023, a executiva é a primeira mulher a presidir a ABCON SINDCON, que neste ano completa 25 anos.

Teresa liderará o segmento privado de saneamento no enfrentamento do desafio de proporcionar à população o acesso universalizado aos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto. Desde o ano passado, o setor conta com um novo marco legal, que trouxe mais segurança jurídica e ampliou a possibilidade de competição e aporte de recursos por parte da iniciativa privada. A estimativa da ABCON SINDCON é que será necessário investir R$ 753 bilhões até 2033 para alcançar a universalização.

Na agenda institucional da nova Presidente, estão as contribuições para a consolidação da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, na função de elaborar as diretrizes gerais de regulação; a contribuição para que os estados levem a cabo os processos de regionalização dos serviços, com boas modelagens para novos projetos de concessão; e também a interlocução para que novos mecanismos de financiamento dedicados ao setor sejam adotados no país.

Internamente, Teresa liderará a implementação do novo planejamento estratégico da entidade, e a revisão da política de compliance e governança corporativa.

Há 25 anos, a executiva ocupa posições de liderança na área de Infraestrutura, tendo participado do processo de universalização dos setores de Telecomunicações e Energia. Ela atua no saneamento desde 2017, quando assumiu a presidência da BRK Ambiental.

Engenheira com especialização em Gestão de Negócios, Teresa é porta-voz da Rede Brasileira do Pacto Global para Água e Saneamento (ODS 06), membro do Conselho de Líderes do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), e do Conselho Curador do Instituto Trata Brasil. É Conselheira da WILL (Women in Leadership in Latin America), membro do Programa “Juntos” – Comunitas, e do Conselho Administrativo da ABDIB.