Instituto HEINEKEN Brasil: Um compromisso com a sociedade

Por Larissa Sugiyama

11 de Abril de 2022 | 15h00

Divulgação

“Se nós estamos comprometidos com o Brasil, não podemos fechar os olhos para a desigualdade do nosso país. Por isso, o Instituto chega para consolidar nossas frentes de atuação que contribuem para a transformação da sociedade por meio do equilíbrio”, comenta Mauricio Giamellaro, Presidente do Grupo Heineken.

Com o objetivo de reforçar o seu compromisso com a Agenda ESG, o Grupo Heineken anunciou o lançamento do primeiro Instituto HEINEKEN no mundo, que nasce sob a premissa de transformar a sociedade por meio do equilíbrio. Em linha com uma das principais problemáticas do país – como a desigualdade social – a organização foi criada do desejo da companhia de fortalecer o protagonismo de toda a cadeia da indústria cervejeira com foco em vendedores ambulantes, catadores e jovens em situação de vulnerabilidade. Com iniciativas e programas sociais, o Instituto HEINEKEN Brasil impactará 10 mil vendedores ambulantes e catadores, além de 1 milhão de jovens direta e indiretamente até 2025, e terá um investimento inicial de R$ 10 milhões.

A Instituição atuará no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, empreendedoras, capacitação, geração de emprego e renda e promoção do consumo responsável de álcool, contribuindo assim para uma melhor perspectiva de futuro para os públicos envolvidos. “Se nós estamos comprometidos com o Brasil, não podemos fechar os olhos para a desigualdade do nosso país. Por isso, o Instituto chega para consolidar nossas frentes de atuação que contribuem para a transformação da sociedade por meio do equilíbrio”, comenta Mauricio Giamellaro, Presidente do Grupo Heineken.

 

Jovens em situações de vulnerabilidade

Combater o consumo nocivo de álcool é uma prioridade do Grupo Heineken e, desde 2019, a companhia conta com o WeLab, programa voltado à promoção do consumo responsável entre jovens de 18 e 24 anos. O Instituto será responsável não só por expandi-lo, mas também por impactar jovens em situações de vulnerabilidade na perspectiva da empregabilidade, por meio de projetos feitos em rede ou ecossistemas.

Como experiência, sabemos o quanto esses encontros ajudam os jovens a ressignificarem suas relações com a vida e com o consumo de álcool e, para além disso, agora temos um país se recuperando do ponto de vista econômico no pós-pandemia e foi aqui que identificamos a oportunidade de integrar o desenvolvimento socioemocional ao desenvolvimento para o mercado de trabalho, contribuindo assim para um futuro melhor e mais próspero”, destaca Giamellaro.

 

Vendedores ambulantes e catadores de materiais recicláveis

Contribuir com uma melhor perspectiva de futuro para vendedores ambulantes e catadores de materiais recicláveis é uma das razões de existir do Instituto HEINEKEN Brasil. Para isso, serão criados e aportados projetos de capacitação e inclusão produtiva com foco na geração de emprego e renda. “Reconhecemos nosso papel atuante neste desafio que é promover impactos positivos na sociedade e sabemos que, por meio do desenvolvimento social, podemos fomentar melhores oportunidades a esses públicos. O Instituto é resultado da reflexão do nosso papel como uma grande empresa do setor de Bebidas e estamos muito confiantes de que será mais um importante passo em prol de uma sociedade mais equilibrada”, reflete Mauro Homem, Vice-Presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo Heineken.

 

Uma agenda sustentável de ponta a ponta

O Instituto HEINEKEN Brasil chega para dar ainda mais foco e agilidade às iniciativas ESG da companhia, com foco nos públicos que estão mais vulneráveis socialmente na cadeia de valor. A companhia continuará liderando sua agenda ambiental que, em 2021, fez dela a primeira grande cervejaria a anunciar o compromisso de carbono neutro, incluindo a meta de zerar as emissões na produção, a qual deverá ser atingida já em 2023, sete anos antes da meta global. A estratégia é maximizar o uso de energias renováveis e eficiência energética nas 14 unidades produtivas e 30 centros de distribuição espalhados nacionalmente, e facilitar o acesso à energia verde para bares e restaurantes nos quais o portfólio da companhia está presente e para consumidores. Até 2025, a companhia terá 100% de circularidade das embalagens utilizadas em bares e restaurantes, além de trabalhar em iniciativas para preservar a saúde das bacias hidrográficas e enfatizar o consumo responsável de bebidas alcóolicas. Para o pilar de Diversidade & Inclusão, a companhia se comprometeu a alcançar 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2026, e 40% dos mesmos ocupados por pessoas negras até 2030.