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Case:

Fique Bem: ações de Comunicação Interna em tempos de pandemia

 

A Covid-19 atingiu o mundo em 2020, desafiando países e instituições a adotarem estratégias para combater a doença e suas consequências na saúde e economia. Desde o início da crise, a Comunicação Interna da Bayer no Brasil adotou a estratégia de cuidar do bem-estar físico e emocional dos seus colaboradores, driblando adversidades técnicas para continuar levando informação e apoio à sua população.

Nosso desafio era muito claro: adaptar modelos com rapidez e clareza de objetivo, criando canais efetivos para levar a informação correta ao público correto. Assim, a comunicação voltaria a ser uma valiosa ferramenta, ajudando a cuidar dos funcionários em um momento de grande necessidade.

Trabalhamos sempre com um objetivo principal: cuidar da saúde mental dos colaboradores. E, para isso, criamos uma estratégia digital e certeira. O primeiro passo foi criar o “Boletim Coronavírus – Fique Bem”, uma plataforma de conteúdos em formatos variados, enviados diariamente via e-mail e WhatsApp aos 6.500 funcionários. Mais que uma newsletter, o Boletim tornou-se um canal para compartilhar diferentes iniciativas: conversas com especialistas (médicos, psicólogos e personal trainers), sessões guiadas de meditação e conteúdos exclusivos de influenciadores.

Um segundo desafio apresentou-se após quatro meses de quarentena: era necessário ajudar as pessoas a entenderem o mundo pós-pandemia – como a COVID-19 afetou o negócio e a forma de trabalho.  Para isso, foi criado o “Nosso Novo Olhar”, uma grande campanha voltada a orientar novas transformações na comunicação interna. O “Boletim Coronavírus – Fique Bem” foi substituído pelo “Boletim Nosso Novo Olhar”, que continuou a oferecer informações importantes sobre a pandemia, mas já pensando no futuro. O objetivo continuava sendo transmitir informações claras, mas de forma adaptada às necessidades de cada momento. Neste primeiro momento, a meta foi atingida com sucesso: 85% dos funcionários disseram estar extremamente satisfeitos com o novo formato de comunicação do “Boletim Coronavírus – Fique Bem” e 86% consideraram o conteúdo do evento de lançamento do “Nosso Novo Olhar” como “esclarecedor”. O projeto de transformação da comunicação interna da Bayer foi, inclusive, reconhecido em uma premiação regional como o melhor Programa de Gestão de Reputação.

 

 

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