No Brasil, a viabilização do espectro para uso do 5G está em negociação com órgãos reguladores e os leilões devem ocorrer entre 2020 e 2021. Segundo estimativas do Ericsson Mobility Report, em 2025, haverá 2,8 bilhões de assinaturas 5G do total de assinantes de serviço móvel no mundo. Até lá, o 5G será responsável por quase metade do tráfego global de dados da rede móvel.
A apropriação do 5G no Brasil é uma oportunidade de posicionar a Ericsson como pioneira no fornecimento de rede para players de relevância das principais indústrias (operadoras, automotiva, agropecuária, indústria 4.0, saúde, segurança, entre outras).
A partir desse desafio, era necessário criar um projeto que posicionasse a empresa como provedora pioneira da tecnologia 5G no Brasil. Porém, a multinacional de telecomunicações precisava que a base de todo o projeto fosse o conteúdo, não seu nome nem sua reputação.
Posicionar a Ericsson como provedora pioneira da tecnologia 5G no Brasil, além de conquistar os seguintes resultados no período de um ano (set/2019 a ago/2020):
Disseminar o capital intelectual de uma empresa não é tarefa simples, é necessário construir uma estratégia baseada em conteúdo e ativação, permitindo que o público correto tenha acesso às informações certas. Quando é tratado um tema tão inovador, quando a quinta geração de redes móveis – o 5G –, o desafio é ainda maior, pois exige o esforço de educar as pessoas sobre suas funcionalidades, seus mitos e também o impacto positivo que ele gera para a sociedade.
A partir disso, o projeto foi construído com base em informação: distribuição de informações por diversos canais digitais e ativando os públicos de diversas redes. Foi desenvolvido o site do projeto, com o objetivo de ser o hub de conteúdo sobre o 5G no mundo, todo em português e com linguagem acessível. O Sociedade 5G, é um portal de informações sobre a tecnologia
5G em desenvolvimento no Brasil.
Além de vídeos, notícias e casos de uso do 5G no mundo, o site também oferece uma seção exclusiva para jornalistas, com relatórios sobre as telecomunicações, artigos, infográficos, podcasts e muito mais.
Por fim, todo conteúdo era compartilhado nas redes sociais, ambiente no qual foi possível realizar campanhas para disseminar ainda mais as mensagens do projeto e o conteúdo educativo sobre o 5G.
Presente nas principais redes sociais de uso no Brasil, foi disseminado conteúdo para diversos públicos, sejam eles profissionais da indústria ou mesmo consumidores que serão impactados pela tecnologia 5G.
A partir da ativação das redes sociais do Sociedade 5G, houve um crescimento exponencial de seguidores nas três redes ativas (Facebook, LinkedIn e Instagram). De setembro de 2019 a agosto de 2020, a audiência nas redes sociais superava mais de 5 mil pessoas, com mais de 10 milhões de pessoas impactadas. Já o site do Sociedade 5G obteve mais de 10 mil usuários ativos na página, com um tempo de permanência nas páginas de mais de três minutos.
Conteúdo relevante e uma estratégia para impactar o público correto a partir de campanhas foi a chave para o sucesso do Sociedade 5G, que permanece ativo até hoje.
Em 1 ano de projeto: