Logo Logo Logo Logo Logo

Meu nome, meu orgulho foi o tema do JCC Entrevista

Ação promovida pela SumUp, em parceria com a ONG Casa Neon Cunha, foi assunto no Leitura da Semana. Vanessa Martins (foto), gerente de criação da empresa, contou com exclusividade sobre o projeto, a importância da retificação do nome no caso de pessoas trans e o objetivo da ação.

Divulgação

Vanessa Martins, gerente de criação da SumUp.

A ação Meu nome, meu orgulho foi uma ação criada pela SumUp, em parceria com a ONG Casa Neon Cunha, para o mês do Orgulho LGBTQIA+, que acontece em junho. No projeto, a SumUp, que oferece serviços financeiros para pequenos e microempreendedores, se prontificou a auxiliar seus clientes transsexuais na retificação de seus nomes. Além de assessorar em toda a parte burocrática, a fintech também se ofereceu para subsidiar todo o processo.

Para falar mais sobre a ação, Vanessa Martins, gerente de criação da SumUp e uma das idealizadoras do projeto, concedeu uma entrevista exclusiva ao JCC Entrevista, quadro do programa Leitura da Semana, que foi ao ar na última sexta-feira, 1 de julho, na Rádio Mega Brasil Online. No bate-papo, Vanessa contou sobre o projeto, a importância da retificação do nome no caso de pessoas trans e o objetivo da ação.

Quando a gente pensou em estruturar um programa para o mês do Orgulho, nós queríamos muito atacar uma dor real dos nossos clientes. Realmente ajudar pessoas e não fazer uma campanha por fazer”, ela explica. Segundo a gerente, pautas de cunho LGBTQIA+ sempre foram viabilizadas dentro da fintech, o que ajudou no processo de criação do projeto.

A ação ocorreu em conjunto com a ONG Casa Neon Cunha, que presta serviços de acolhimento a pessoas LGBTQIA+, e ofereceu orientações aos clientes interessados em fazer a mudança, custeando as despesas do processo. Vanessa explica que a parceria foi necessária porque, além de saber orientar, também era importante ter experiência para fazer isso. “A Casa Neon Cunha abraçou muito rápido essa campanha com a gente porque eles já tinham um programa de ratificação de nome.”

Para divulgar o projeto, a SumUp utilizou de seus canais de comunicação para convidar os clientes a participarem. Segundo Vanessa, o objetivo principal do projeto era dar mudar a vida de seus clientes. “A gente colocou como meta que se a gente conseguisse mudar a vida de pelo menos uma pessoa, de verdade, a vida de um cliente que fosse, já seria sensacional. Não seria uma campanha vazia.”

A gerente de criação ainda citou alguns exemplos de clientes que participaram do projeto e suas reações ao concluírem todos os tramites da ratificação de nome. O bate-papo exclusivo com Vanessa Martins está disponível na integra em streaming nos canais da Mega Brasil.