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Os destaques do Seminário Mega Brasil

Confira o que rolou na 13ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados, realizado na última sexta-feira, na Unibes Cultural, em São Paulo

Divulgação

Confira o que rolou na 13ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados, realizado na última sexta-feira, na Unibes Cultural, em São Paulo

Aconteceu na última sexta-feira, dia 26 de maio, a 13ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados, realizado na Unibes Cultural, em São Paulo. O evento trouxe traz reflexões sobre o legado deixado pela pandemia da Covid-19 para a sociedade, bem como os desafios enfrentados durante o período, sobretudo, nas relações entre pessoas, trabalho e negócios.

Do distanciamento total para o modelo híbrido de trabalho, as empresas estudam a preservação da Cultura Organizacional neste cenário de “reencaixe” social, no qual a Comunicação Interna ocupa um papel estratégico e pode ser a chave para a adoção deste ou daquele modelo de relação de trabalho a seguir. Diante disso, o Seminário traz como tema central “Inovar, atrair e engajar: Os novos parâmetros da Comunicação Interna”.

E dando início às apresentações, a abertura do evento esteve à cargo de Else Lemos, professora e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Universidade de São Paulo (Cecorp, USP), que veio com o tema “Comunicação e integração: reflexões sobre a mobilização da intersubjetividade no contexto organizacional”. Em seguida, o Painel 1 contou com as participações das empresas GM, B3 e Intel, representadas, respectivamente, pelas executivas Renata Rodrigues, Leandra Peres e Carol Prado.

Para o Painel 2, que teve início por volta das 15h30, Thiago Massari, Líder de Comunicação Integrada da Bayer, trouxe as experiências da companhia com Comunicação Interna. Thiago deu espaço para Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale. A executiva trouxe a Metodologia Radar Employer Branding’ para você encontrar o ponto exato da sua marca empregadora. E fechando com chave de ouro as participações do segundo painel do dia, Mariana Augusto, trouxe o tema “Cooltura de Serviço – 5 anos reforçando que o que importa é ser você mesmo”.

Com oito apresentações em três painéis, para fechar o evento, o Seminário Mega Brasil de 2023 recebeu Claudia Cezaro Zanuso, Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Comunicação Interna da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom). A profissional apresenteu o Painel 3 e falou sobre a pesquisa Abracom: Eu no trabalho Híbrido. O estudo trouxe dados sobre como a Comunicação Interna vem exercendo papel fundamental na manutenção da Cultura Organizacional, em um ambiente de trabalho híbrido que persiste no pós-pandemia da Covid-19.

Rodrigo Cogo, Diretor e Curador na Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede, antigo parceiro da Mega Brasil, compareceu ao evento e comentou sobre o dia intenso de apresentações: “Seminário mostra que a curadoria de conteúdo é o ponto alto de uma atividade de reflexão e capacitação: “Se o organizador de evento for muito preciso nas escolhas de temas, pessoas e suas empresas, nem precisa uma carga horária alta para que excelentes resquícios reverberem na plateia”, afirmou.

Para o Diretor da Sinapse, um dos pontos altos do dia foi a apresentação de foi a abertura da professora Else Lemos. “A capacidade de aliar teoria e prática é um grande ganho profissional, porque não nos deixamos seduzir por novas plataformas ou tecnologias, mas sim por novas formas de ver e estar no mundo. E assim conseguimos ser mais assertivos e efetivamente estratégicos em propor rotas e correções de escolhas em nossos locais de trabalho”, explica.

Para Cogo, o salto do evento foi: mais sociologia e menos tecnologia. O profissional elogiou os conteúdos trazidos pelos diversos convidados e até mesmo as dúvidas levantadas pelos participantes. “Fica evidentes os apelos e as melhores soluções em torno de uma comunicação interna que é mais humana, personalizada, inclusiva e contextual, sem deixar de ser eficaz e objetiva – porque afinal trata sempre do tempo exíguo das pessoas envolvidas e da necessidade de simplificação. Fenômenos como gestão de comunidades e marketing de influência são eminentemente ligados ao entendimento do humano, embora claro seja importante determos as competências para fazer isto em maior escala, via canais digitais” finaliza.

Para Elizeo Karkoski, Diretor Executivo da P3K Comunicação, vê o seminário como uma tradição do segmento de Comunicação Corporativa e um momento para “dar um refresh em novas ideias, conceitos e, não menos importante, um momento de confraternizar, reencontrar e conhecer novos amigos.

O Diretor Executivo elogiou a apresentação de Leandra Peres da B3, que se apresentou no primeiro painel, por trazer o conceito de data driven aplicado à comunicação interna. “A apresentação do dashboard com o acompanhamento do engajamento das ações foi realmente algo inovador para nosso segmento e um exemplo a ser seguido”, afirma.

Karkoski avaliou positivamente o material apresentado e sua aplicação no dia a dia da atividade de Comunicação Interna. “Está claro, pelos cases apresentados, que a comunicação interna desempenha um papel estratégico na obtenção de resultados para o negócio. O amadurecimento das equipes dentro das empresas e das agências especializadas no segmento contribui cada vez mais para que a comunicação interna seja protagonista na estratégia das organizações”, finalizou.

Tatianne Bento, Relações Públicas especializada em Comunicação Interna da PPMA, que participou da edição de forma remota, afirmou que teve a oportunidade de acompanhar as tendências, desafios e oportunidades da área no Seminário. “O seminário foi incrível e com participações de pessoas que estão no dia a dia e que estão construindo uma área de comunicação com foco no funcionário e nos negócios”, avaliou ela.

Entre as apresentações, Bento destacou a participação da professora Else lemos, que trouxe o fator saúde para o seminário. “Algo que sempre falo por onde quer que eu esteja e que evidenciou no período de pandemia e pós-pandemia, tivemos uma ‘nova cultura’ pós-pandemia, as pessoas estão focadas na saúde mental e física”, afirmou.

Para ela, o Seminário deixou novos insights para aplicação no dia a dia da atividade de Comunicação Interna. “Além do olhar mais humano, acolhedor e a visão do funcionário como maior embaixador da marca. A importância de uma área de comunicação interna dedicada, apoiada com RH e novos negócios”, finalizou.

13ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados contou com transmissão simultânea. Caso tenha perdido algum detalhe ou queira rever o evento, acesse o link ou assista no vídeo abaixo.