Colaboradores em primeiro lugar

Por Bruna Nunes

26 de Maio de 2023 | 16h00

Divulgação

Leila Gasparindo e Mariana Augusto respondem perguntas dos presentes na 13ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados

A 13ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados começou. Realizado na Unibes Cultural, em São Paulo, o evento traz reflexões sobre o legado deixado pela pandemia da Covid-19 para a sociedade, bem como os desafios enfrentados durante o período, sobretudo, nas relações entre pessoas, trabalho e negócios.

Do distanciamento total para o modelo híbrido de trabalho, as empresas estudam a preservação da Cultura Organizacional neste cenário de “reencaixe” social, no qual a Comunicação Interna ocupa um papel estratégico e pode ser a chave para a adoção deste ou daquele modelo de relação de trabalho a seguir. Diante disso, o Seminário trará como tema central “Inovar, atrair e engajar: Os novos parâmetros da Comunicação Interna”.

E dando início às apresentações, a abertura do evento esteve à cargo de Else Lemos, professora e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Universidade de São Paulo (Cecorp, USP), que veio com o tema “Comunicação e integração: reflexões sobre a mobilização da intersubjetividade no contexto organizacional”. Em seguida, o Painel 1 contou com as participações das empresas GM, B3 e Intel, representadas, respectivamente, pelas executivas Renata Rodrigues, Leandra Peres e Carol Prado.

Para o Painel 2, que teve início por volta das 15h30, Thiago Massari, Líder de Comunicação Integrada da Bayer, trouxe as experiências da companhia com Comunicação Interna. O executivo explicou sobre a nova estratégia de atuação da farmacêutica alemã, que passa a focar no colaborador, e a aplicação desta nova estratégia, que contou com vários dos aprendizados da pandemia para serem aperfeiçoados e colocados em pratica.

O profissional ressaltou a evolução dos canais de comunicação com os colaboradores e internos com a hierarquização da informação, dando mais valor ao que é prioritário dentro da companhia. Além disso, no lugar de campanhas físicas, houve uma migração para os canais digitais com uma linguagem mais próxima, moderna e interativa com os times da Bayer, descentralizando a dependência dos seus canais de comunicação corporativa e impulsionando o papel do líder comunicador. Esta estratégia visa oferecer a agilidade das informações, o operacional da área e o engajamento do colaborador.

Thiago deu espaço para Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale. A executiva trouxe a Metodologia Radar Employer Branding’ para você encontrar o ponto exato da sua marca empregadora. A apresentação trouxe para o evento, de forma inédita, um pouco sobre como funciona essa metodologia própria desenvolvida pelo Grupo, o qual tem o propósito de ajudar as empresas a encontrarem o ponto exato de sua marca empregadora.

Quando se cruzam dados de pesquisas internas, que avaliam a percepção dos colaboradores a respeito dos cinco valores essenciais que compõem o EVP (Proposta de Valor para o Empregado) de uma marca – Social, Interesse, Econômico, Aplicação e Desenvolvimento – somados às dimensões ligadas à experiência do colaborador, a “Radar Employer Branding” constrói o “Índice de Marca Empregadora” e o “Índice de Experiência do Colaborador”.

É uma metodologia um pouco diferente do que nós vemos no mercado, porque ela vai ter, obvio, pela nossa natureza, um olhar para a comunicação”, explica Leila. “Além de a gente olhar, nós vamos analisar também a Comunicação.

A CEO explicou como a empresa pode saber se sua marca tem ou não um EVP competitivo, além de indicar ferramentas específicas para gerar um indicador de Marca Empregadora. Durante toda esta jornada [do colaborador], nós, como comunicadores, precisamos fortalecer a filosofia da empresa”, esclarece. “A gente precisa ter uma noção de como a gente tá fazendo isso e qual o impacto da nossa comunicação dentro de cada passo da jornada do colaborador e como ele percebe isso.”

E fechando com chave de ouro as participações do segundo painel do dia, Mariana Augusto, trouxe o tema “Cooltura de Serviço – 5 anos reforçando que o que importa é ser você mesmo”. A apresentação celebrou com público do evento os 5 anos do programa “Cooltura de Serviço”, iniciativa interna criada pela empresa para representar a sua forma espontânea e verdadeira de gerar sorrisos e bons momentos, a fim de garantir uma experiência única para os clientes.

A executiva explicou como a estratégia nasceu a partir da ideia de engajar os colaboradores na campanha e reforçar a premissa de que gerar bons momentos para as pessoas sendo você mesmo, é mais do que permitido, é desejado.

Nós resolvemos celebrar os cinco anos desse programa que trouxe tanta transformação, e reforçar tantos outros pontos que nós já valorizávamos, mas que depois foram formalizadas”, explica Mariana. “Como diversidade e inclusão, que começou a entrar como pilar dentro da nossa plataforma.

Durante a celebração de cinco anos, a companhia estabeleceu campanhas entre os colaboradores, que responderam à pergunta “O que te faz cool e único?” em postagens nas redes sociais. A ação resultou em milhares de interações online para a companhia. “É como falamos há muito tempo, a comunicação não pode ser só unidirecional, nós temos que convidar as pessoas para interagir”, afirma.

No final das apresentações, Leila Gasparindo e Mariana Augusto tiraram duvidas dos presentes no evento sobre suas apresentações. Thiago Massari não pode estar presente na rodada de perguntas por motivos pessoais.

A seguir, a pesquisa Eu no trabalho híbrido, da Abracom, será apresentada por Claudia Cezaro Zanuso, Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Comunicação Interna na Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação. Acompanhe a transmissão que acontece ao vivo pelo canal do YouTube da Mega Brasil. Basta acessar este link.