Desafio
A Green Eletron é a maior gestora de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas no Brasil. Sua comunicação sempre foi B2B, com o objetivo de conseguir cada vez mais associados e parceiros no varejo. Com a assinatura do Acordo Setorial para a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Seus Componentes, em outubro de 2019, a gestora precisava se comunicar com o consumidor final para incentivar o descarte correto do lixo eletrônico - ajudando também a cumprir a meta de coleta estipulada pelo documento.
Para isso, a organização sem fins lucrativos, acionou a Ecomunica, que entendeu que uma mudança de linguagem era necessária. Não apenas isso, mas também era necessário dar dois passos para trás, ou seja, fazer a conscientização sobre o que era o lixo eletrônico, sua importância para a sustentabilidade do planeta e aí sim, como fazer o descarte correto.
Outra grande desafio era um orçamento mínimo.
Estratégia
Criamos um plano estratégico para o lançamento do movimento Eletrônico Não é Lixo, que é o braço da Green Eletron para falar diretamente com o consumidor final por meio de divulgações, parcerias, campanhas e ações. O movimento tem um tom de voz e mensagens-chaves que a gestora não poderia usar sem perder sua conexão com a comunicação B2B. Sua estética também é voltada para algo mais amigável, relacionável e viral.
Para isso, foi criada uma landing page dedicada ao consumidor final, conteúdos de blog direcionados para a população, e-book, redes sociais (Facebook e Instagram), além de um vídeo manifesto. O Eletrônico Não é Lixo foi lançado no Dia Internacional do Lixo Eletrônico e contou com ações orgânicas com influenciadores que receberam press kits.
Resultado
Como resultado, a Green Eletron se consagrou como a principal fonte sobre reciclagem de resíduos eletrônicos com interesse crescente da população, imprensa e até mesmo empresas.
Em menos de 6 meses, foram 49 matérias na imprensa sobre o movimento Eletrônico Não é Lixo e 15 influenciadores ativados com o press kit que renderam mais de 21 stories e um alcance potencial de quase 340 mil pessoas.
Nas ações de sustentação pelas redes sociais, atingimos mais de 65 mil pessoas com conteúdos sobre o lixo eletrônico e quase 3 mil seguidores.