Movimento Azul Solidário

Por Larissa Sugiyama

03 de Junho de 2024 | 11h00

Divulgação / LinkedIn

“Estamos profundamente consternados com essa tragédia e nos solidarizamos com todas as famílias afetadas no Rio Grande do Sul. Desde o início, estamos mobilizados a ajudar essas pessoas, seja com o envio de medicamentos ou com o fornecimento de alimentos, água, colchões, cobertores e outros itens tão necessários neste momento", conta Marcus Sanchez, Vice-Presidente da EMS

Como forma de ajudar as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul, o laboratório farmacêutico EMS está doando R$ 10 milhões em medicamentos para a população. Ao todo, serão entregues mais de 315 mil caixas de remédios, entre antibióticos, analgésicos, anti-hipertensivos, ácido fólico, vitaminas C e D, protetores gástricos e ansiolíticos. Até o momento, mais de 60% das medicações já foram destinadas para diferentes localidades, como, por exemplo, Porto Alegre, Canoas e São Jerônimo. Desde o dia 8 de maio, são pelo menos 100 tipos de medicamentos que vêm sendo entregues.

A doação faz parte de uma ampla ação da empresa, que também criou – paralelamente – a corrente “Movimento Azul Solidário”, cuja meta é arrecadar 100 toneladas de alimentos e itens de higiene, engajando também os seus colaboradores, parceiros e a sociedade. Como lance inicial, a EMS comprou e doou 25 toneladas de produtos destinados à campanha, que recentemente alcançou a meta de 100 toneladas em doações em dinheiro – que representam 6.607 cestas básicas adquiridas. O site da campanha, criado para ampliar o alcance das doações e acompanhar o avanço deste trabalho, segue fornecendo as orientações para quem deseja contribuir em dinheiro por meio de pix (celular – 11975134034) para CEAL – Centro de Alimentos Ltda – empresa apoiadora e que seguirá revertendo o montante em alimentos.

Estamos profundamente consternados com essa tragédia e nos solidarizamos com todas as famílias afetadas no Rio Grande do Sul. Desde o início, estamos mobilizados a ajudar essas pessoas, seja com o envio de medicamentos ou com o fornecimento de alimentos, água, colchões, cobertores e outros itens tão necessários neste momento. Destinamos caminhões para fazer chegar a carga de remédios e outros donativos às cidades gaúchas. Seguiremos empenhados  a ajudar e prestar toda a nossa solidariedade àquela comunidade”, conta Marcus Sanchez, Vice-Presidente da EMS.

A EMS está destinando ainda 500 mil litros de água potável (sendo 100 mil fornecidos pela empresa e o restante com o apoio de terceiros), 3 mil cobertores e mil colchões, além de ter colocado em execução um programa para amparar os seus colaboradores que trabalham na região, o que inclui a antecipação de 100% do “Programa de Participação nos Resultados” e 50% do 13º salário a todos.

Já aqueles colaboradores da empresa que atuam na região, como os representantes médicos, e que têm condições seguras de chegar aos hospitais e aos principais mutirões de saúde, estão entregando amostras grátis aos médicos que atuam nesses locais de emergência, tendo capacidade de distribuir até 200 mil unidades de medicamentos no mês de maio.

A EMS segue atenta, monitorando o cenário, e não descarta novas medidas para tentar amenizar tanto sofrimento e para apoiar as vítimas e o Estado a se recuperarem desta catástrofe sem precedentes”, acrescenta Sanchez.