O valor da Comunicação brasileira

Por Larissa Sugiyama

06 de Junho de 2024 | 09h00

Divulgação

O orçamento da Comunicação para 2024 é estimado a partir do crescimento ou redução esperada pelas próprias empresas participantes da pesquisa em relação ao orçamento da área de 2023

De acordo com o estudo realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em parceria com a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV Comunicação Rio), o valor total dos orçamentos destinados às atividades de Comunicação Empresarial no Brasil deve chegar a R$ 36 bilhões em 2024. O número representa um crescimento nominal de 1,5% ante os investimentos em 2023, que somaram R$ 35,5 bilhões.

O estudo “Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil” é feito anualmente pela Aberje e, neste ano, foi realizado em parceria com a FGV Comunicação Rio e apoio do Valor PRO. Participaram do estudo 102 empresas, cujos resultados foram apresentados durante o “Warm Up” do Aberje Trends, que aconteceu no último dia 28 de maio, no auditório da FGV, no Rio de Janeiro.

O estudo foi apresentado por Leonardo Müller, Economista-Chefe do Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje e professor do programa de pós-graduação em Economia da Universidade Federal do ABC. Durante o evento, profissionais de Comunicação participaram de duas rodas de conversa sobre tendências da Comunicação e ESG.

O objetivo do estudo é oferecer balizas para o comunicador gestor, tanto a respeito do tamanho do setor como um todo, com a estimativa de orçamento total, quanto das tendências de orçamento médio por nível de faturamento”, disse Müller.

O orçamento da Comunicação para 2024 é estimado a partir do crescimento ou redução esperada pelas próprias empresas participantes da pesquisa em relação ao orçamento da área de 2023. A análise também dividiu o orçamento médio por faixa de faturamento bruto anual das empresas. Para as empresas cujo faturamento é maior do que R$ 50 bilhões, a tendência de orçamento estimada para a área de Comunicação é da ordem de R$ 49,4 milhões. Já para aquelas cujo faturamento é inferior a R$ 300 milhões, o orçamento estimado para este ano é de R$ 320,1 mil.

Para o Diretor-Executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, a previsão para o orçamento mostra um crescimento na relevância que as empresas estão enxergando na Comunicação Corporativa. “Ano a ano o investimento das empresas no departamento de Comunicação vem crescendo. Isso mostra que as organizações estão reconhecendo, cada vez mais, a necessidade de investir na Comunicação Corporativa como estratégia para se destacarem no mercado e se mostrarem mais competitivas e relevantes”, afirma.

A pesquisa será novamente apresentada durante a 8ª edição do Aberje Trends, que tem como tema “Transições: contextos, tecnologias e competências que vão transformar ainda mais a Comunicação Empresarial”. O evento acontece no dia 25 de junho, no Teatro Bravos, em São Paulo, e tem como objetivo focar na era da transição social, cultural, energética e demográfica que o mundo está vivenciando, um momento desafiador para a Comunicação Corporativa, cujo papel é estabelecer pontes entre marcas e pessoas.

A abertura do evento será com uma palestra do CEO da Caliber, Shahar Silbershatz, que irá falar sobre tendências na gestão da reputação em tempos de mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Em seguida, Rafael Sbarai, Head de Produto do Cartola Express, da Globo, mediará um bate-papo entre os CEOs de grandes corporações sobre “Comunicação de Impacto na Era da Transformação”. A conversa contará com a participação de Ana Sanches, CEO da Anglo American no Brasil; Claudia Muchaluat, Presidente da Intel Brasil; Silvia Penna, CEO da Uber Brasil; e Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site da Aberje, tanto para associados quanto para não associados. O último lote de ingressos estará disponível até dia 21 de junho.