Buzz global

Por Marcella Salles

04 de Julho de 2024 | 10h00

Divulgação

João Manuel, novo head de comunicação estrangeira da Make Buzz

A Make Buzz Comunicação anunciou a criação de um novo braço focado na internacionalização de empresas brasileiras, liderado por João Manuel, especialista em marketing e PR internacional. A estratégia visa facilitar a entrada de companhias brasileiras em mercados externos, contando com parceiros estabelecidos em países estratégicos nos cinco continentes. João Manuel assumirá a responsabilidade de organizar este núcleo e liderar projetos voltados para a internacionalização.

Daniela Loreto, sócia e diretora de operações da Make Buzz, destacou a dificuldade das empresas nacionais em se posicionar no exterior devido à falta de acesso a profissionais internacionais.  "Enquanto algumas companhias recorrem a plataformas que dizem fazer PR mas apenas criam anúncios, outras ficam nas mãos de grandes agências que inflacionam o mercado", explicou a executiva. A expansão da agência inclui quatro unidades de negócios: Make Buzz PR, Make Buzz Content, Make Buzz Branding e Make Buzz Influencer.

João Manuel traz uma vasta experiência para a Make Buzz. Como CEO da agência Vereda, ele coordenou campanhas de marketing e PR para empresas exportadoras brasileiras, resultando em um aumento significativo da visibilidade internacional desses clientes. Com um mestrado em Jornalismo pela Sciences Po Paris e mais de uma década produzindo documentários e reportagens especiais, João Manuel se sente pronto para o novo desafio. "Estou entusiasmado por me juntar à Make Buzz e contribuir para a expansão internacional da empresa, levando nossos clientes a novos patamares de visibilidade e sucesso no mercado global. O Brasil ainda é muito fechado para o mundo, mas sinto uma vontade crescente dos empresários brasileiros em ampliar seus horizontes. Em regiões como América Latina, África e Ásia, temos grandes vantagens competitivas e precisamos explorar melhor esses mercados", disse. 

A parceria com a Make Buzz coincide com o reposicionamento da Vereda, que agora atuará como uma agência de marketing estratégico voltada para projetos sustentáveis. "A urgência imposta pelas mudanças climáticas me levou a transformar as minhas inquietações em ação. Por isso, estou reformulando a Vereda, que será uma espécie de agência boutique, com o propósito de acelerar a transição ecológica em diversos setores, como energia, agricultura, bioeconomia e processos industriais", explicou. João também enfatizou a importância da comunicação no processo de inserção global das empresas brasileiras, especialmente em mercados de rápido crescimento na África e Ásia. A Make Buzz, sediada em São Paulo, atende mais de 30 clientes de diversos segmentos, incluindo indústria siderúrgica, agronegócio, startups e associações.