Por Larissa Sugiyama
01 de Agosto de 2024 | 09h00
Divulgação
“O Estado de S. Paulo é o jornal mais relevante do País, forjado em 150 anos na defesa de valores fundamentais para o Brasil, como a República, a democracia, o estado de direito, a livre iniciativa, as liberdades individuais e os direitos humanos. É uma honra suceder a Francisco Mesquita Neto e assumir a liderança de uma instituição tão importante para os brasileiros", destaca Bretas
O Estadão comunicou a chegada de Erick Bretas para assumir o cargo de CEO da S/A O Estado de S. Paulo, operação que engloba a gestão do jornal e da rádio Eldorado. A movimentação simboliza o compromisso do Grupo com o processo de transformação digital que vem acontecendo no decorrer dos últimos anos por meio de investimentos em tecnologia e novos processos de trabalho.
Com a chegada de Bretas, Francisco de Mesquita Neto deixou o cargo de Diretor-Presidente do Grupo Estado e passou a responder pela presidência do Conselho de Administração, o qual é formado por Roberto Crissiuma Mesquita, Manoel Lemos, Marcelo Pereira Malta de Araújo, Marco Bologna e Tito Enrique da Silva Neto.
“A chegada de Erick Bretas é um passo importante na continuidade do projeto de transformação digital. Os objetivos da S/A O Estado de S. Paulo serão sempre traçados e alinhados em comum acordo entre o Conselho de Administração e o CEO. Nada será alterado na linha editorial do O Estadão, e a defesa da Democracia, da liberdade de expressão e da liberdade econômica serão sempre premissas irrevogáveis”, afirma Francisco de Mesquita Neto, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Estado.
No início deste ano, a S/A O Estado de S. Paulo realizou duas operações de emissão de debêntures e os recursos obtidos foram destinados especialmente para a continuidade e aceleração dos projetos de transformação digital. A prioridade dada ao investimento contínuo na melhoria de suas plataformas digitais resultou em enormes avanços na atração de audiência qualificada, com a oferta a seus usuários de experiências de alto engajamento, em igualdade de condições com o que vem sendo feito nos melhores veículos digitais de comunicação do mundo.
“O Estado de S. Paulo é o jornal mais relevante do País, forjado em 150 anos na defesa de valores fundamentais para o Brasil, como a República, a democracia, o estado de direito, a livre iniciativa, as liberdades individuais e os direitos humanos. É uma honra suceder a Francisco Mesquita Neto e assumir a liderança de uma instituição tão importante para os brasileiros. Vou buscar ampliar e aprofundar o processo de transformação digital que a empresa vive desde o fim da década passada. Também procurarei expandir as receitas da companhia por meio de novos negócios e, sobretudo, assegurar a integridade jornalística do Estadão, preservando seus valores, sua marca e seu propósito”, destaca Bretas.
Com mais de 27 anos de carreira, Erick Bretas é um renomado profissional da indústria de mídia, com ampla experiência tanto na criação e produção de conteúdo, quanto na gestão de negócios digitais. Antes de se juntar ao Estadão, ele exercia a função de Diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos na Globo, tendo liderado o time que criou o Globoplay. Por 16 anos, dedicou-se ao Jornalismo, chegando a ocupar cargos como Editor-Chefe do Jornal da Globo; Diretor Regional de Jornalismo do Rio de Janeiro; e Diretor-Executivo da Central Globo de Jornalismo. Ao longo da trajetória profissional, o executivo teve papel de liderança em equipes que conquistaram o Emmy Internacional de Jornalismo em 2021 e o Prêmio Caboré em 2020 e 2023. Bretas é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Regulação de Mídia e Comunicação pela London School of Economics and Political Science e possui MBA Executivo em Administração pela Fundação Dom Cabral.