Ânimo para o novo desafio

Por Larissa Sugiyama

01 de Agosto de 2024 | 13h00

Daniel Mag

“Queremos continuar a ser o melhor ecossistema de educação para o Brasil. E para isso, trabalharemos de forma incansável para gerar valor para os nossos alunos, educadores e acionistas. Estabelecimento de prioridades e foco na execução são também características da minha maneira de atuar”, conta Paula Harraca

A Ânima Educação, por meio de seu Conselho de Administração, nomeou a executiva Paula Harraca à presidência da companhia. O anúncio atende ao plano de desenvolvimento da Ânima e marca uma nova fase, refletindo o espírito pioneiro e inovador da empresa, que tem como propósito transformar o País por meio da educação de qualidade. A nomeação pelo Conselho de Administração ocorreu após um cuidadoso processo sucessório, que contou com o apoio direto do consultor Luiz Carlos Cabrera e com a supervisão do Comitê de Pessoas, fortalecendo assim a governança corporativa da companhia.

Primeira mulher a ocupar a posição, Paula chega comprometida em unir a vocação de qualidade, ousadia e inovação da Ânima com uma agenda de crescimento sustentável e destravamento de valor para a companhia. O pilar central da empresa é um modelo de ensino inovador, que conecta estudantes, professores e o futuro do mercado de trabalho, encorajando a formação integral dos alunos e capacitando-os não apenas como profissionais, mas também em suas jornadas de preparação como indivíduos e cidadãos.

A executiva dará continuidade à agenda estratégica desenhada para impulsionar o próximo ciclo, com uma busca contínua pela proximidade, escuta e desenvolvimento dos educadores, assim como por eficiência e geração de valor para seus acionistas e stakeholders.

Atuando há mais de dois anos no Ecossistema Ânima, Paula estava no Conselho de Administração e, anteriormente, participou do Conselho Consultivo da Una. Profissional premiada, ela soma mais de 25 anos de experiência na construção de negócios capazes de alinhar propósito e lucratividade. Desenvolveu uma carreira consolidada na ArcelorMittal, onde ingressou como trainee e permaneceu por 20 anos, até alcançar a posição de Chief Future Officer, especializando-se em liderar as áreas de Estratégia, Inovação e Pessoas, dentre outras.

Queremos continuar a ser o melhor ecossistema de educação para o Brasil. E para isso, trabalharemos de forma incansável para gerar valor para os nossos alunos, educadores e acionistas. Estabelecimento de prioridades e foco na execução são também características da minha maneira de atuar”, conta Paula Harraca. “Executando bem o presente, vamos criar as condições para financiar o nosso futuro”, acrescenta.

Até o final de 2024, Marcelo Battistella Bueno, sócio-fundador da Ânima Educação, que respondia pela presidência da companhia desde 2018, estará inteiramente focado na transição de cargo, apoiando Paula. Sob sua liderança, a Ânima Educação expandiu significativamente sua rede de instituições de ensino superior, adquiriu diversas marcas renomadas e aumentou a presença em várias regiões do País. Com as aquisições e a expansão orgânica, a empresa atingiu a marca de quase 400 mil alunos no primeiro trimestre de 2024, fortalecendo sua posição de liderança no mercado educacional brasileiro.

Para Daniel Castanho, sócio-fundador e Presidente do Conselho de Administração da Ânima, a mudança representa um importante passo para a geração de valor. “Paula Harraca é uma líder que compartilha nossa visão e valores. Ela vem de uma indústria de base, marcada pela busca de excelência e eficiência, com cultura de gestão, disciplina e performance, alinhada à inovação. Ela terá um papel fundamental no fortalecimento de nossas marcas, por meio de uma experiência educacional única e significativa para nossos alunos, conectada com as mais avançadas tendências de educação no mundo”, afirma.

A Ânima está sólida. Chegamos aos 21 anos com maturidade para encarar um novo ciclo na nossa jornada, com um grupo de educadores apaixonados e comprometidos com nosso propósito de transformar o Brasil pela educação”, declara Marcelo Bueno. “A companhia tem planos consistentes de crescimento, mas sempre mantendo a disciplina financeira. A Paula chega, depois de um processo de escolha muito profissional e planejado, com o objetivo de fazer a empresa crescer de forma sustentável”, complementa.

A Ânima é uma construção coletiva, e a chegada da Paula mantém viva essa força de realização compartilhada. Vemos nela, a capacidade de liderar a companhia de forma coerente com nossos princípios, forte capacidade de execução, e a mesma paixão por transformar o Brasil pela educação”, frisa Maurício Escobar, sócio-fundador, Coordenador do Comitê de Pessoas e Conselheiro da Ânima.

Ao atingir sua plena maturidade organizacional aos 21 anos de vida, a Ânima dá um importante passo em relação ao seu futuro, com a chegada de Paula Harraca como a primeira Presidente não acionista. Paula traz a esta casa a certeza de que vamos construir um futuro que acelerará o propósito de transformar o Brasil pela educação”, finaliza Luiz Carlos Cabrera, membro do Comitê de Pessoas da Ânima.