Ligado no futuro

Por Marcella Salles

20 de Setembro de 2024 | 16h00

Divulgação

André Penha, que foi CTO do QuintoAndar por 12 anos, agora comanda a "deep tech" IBBX, mirando na eliminação de fios e baterias de equipamentos eletrônicos

André Penha, cofundador e ex-CTO do QuintoAndar, é o novo CEO da empresa de eletricidade sem fio IBBX. Penha já havia investido na companhia desde a rodada seed, em 2019, e aceitou o convite do fundador da IBBX, Luis Fernando Destro, para liderar a deep tech. Destro, por sua vez, assume o cargo de CTO, enquanto a empresa se prepara para intensificar seus investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento.

A IBBX se destaca com seu primeiro produto, a suíte de monitoramento "Retina", que reduz significativamente os custos operacionais de parques industriais. A tecnologia de eletricidade sem fio permite uma instalação rápida e simples, como explica André Penha: “Para mim, a IBBX pode  mudar radicalmente como funciona o mundo,” afirma Penha. “Reduzir baterias e eliminar fios, além de resolver uma dor de muita gente, é uma missão ecológica. Baterias têm metais pesados - quanto menos delas, melhor o mundo fica”, completa. O sucesso da solução já gerou um backlog de mais de 200 milhões de reais em receitas futuras, reforçando o potencial da empresa no mercado.

Sob a liderança de Penha, a IBBX busca expandir sua estratégia para além do monitoramento industrial, oferecendo sua tecnologia de eletricidade sem fio a fabricantes de hardware. Mesmo com menos de 70 funcionários, a IBBX já produziu mais de 1.500 sensores, ajudando grandes empresas a aumentar sua eficiência operacional e reduzir custos de manutenção, com um retorno sobre investimento de 600%.