Os segredos das marcas icônicas

Por Patricia Artoni

14 de Outubro de 2024 | 08h00

A consultoria Kantar recentemente divulgou seu aguardado relatório “BrandZ Top 50 Marcas Brasileiras Mais Valiosas”, que analisa minuciosamente o valor das marcas com origem no Brasil. Este ranking não apenas destaca as marcas mais proeminentes, mas também oferece insights fascinantes sobre o que as torna verdadeiramente icônicas.

As marcas em destaque neste relatório compartilham características notáveis: são profundamente significativas, estabelecendo conexões fortes e duradouras com os consumidores, e consistentemente superam suas expectativas. Além disso, essas marcas são reconhecidas por sua singularidade, ditando tendências e permanecendo proeminentes na mente dos consumidores.

Marcas brasileiras como Itaú, Sadia, Porto Seguro, Localiza e tantas outras compartilham um objetivo em comum: a busca pela iconicidade que transcende a mera obtenção de status, é vista como uma necessidade estratégica para obter desempenhos financeiros melhores. No entanto, esse objetivo não é desprovido de obstáculos próprios e desafios singulares.

Em um mercado diversificado e competitivo como o brasileiro, alcançar a iconicidade tornou-se um tema cada vez mais relevante e intrigante no mundo dos negócios. As empresas, em sua busca por um lugar de destaque no cenário nacional e internacional, enfrentam uma série de desafios únicos que demandam: estratégia, inovação e uma compreensão profunda do mercado e dos consumidores locais.

 

Estratégia

Essas marcas imersas num contexto atual marcado pela fragmentação das mídias e pela velocidade vertiginosa das mudanças, se destacam ao adotar estratégias multicanais, tanto físicas quanto digitais, para alcançar seus públicos-alvo. Elas enfrentam o desafio de honrar suas histórias de marca enquanto se adaptam às demandas em constante evolução do mercado, e para isso, contam com equipes excepcionalmente talentosas e habilidosas, além do envolvimento da alta gestão das empresas. Esses elementos combinados contribuem para a posição proeminente dessas marcas no cenário competitivo atual.

 

Compreensão profunda do mercado

Mas quais são os elementos-chaves na construção de uma marca memorável e icônica? No competitivo cenário do comércio global, as marcas icônicas se destacam não apenas pela qualidade de seus produtos. Elas transcendem seus nichos para se tornarem parte integrante da vida cotidiana. Elas são reconhecidas por uma ampla gama de consumidores, independentemente de sua demografia, mercado ou categoria de produto. Tornam-se ícones da cultura brasileira, conquistando admiradores de todas as idades ao redor do mundo. Estão presentes nos lares dos brasileiros há décadas, frequentemente referenciadas na linguagem cotidiana e as escolhas preferidas para muitos consumidores.

 

Inovação

Outro elemento crucial das marcas icônicas é sua capacidade de resistir às mudanças da indústria e evoluir com as demandas dos consumidores ao longo do tempo. Segundo o relatório “Iconic Brands 2024” da Amazon, nos Estados Unidos, muitas marcas reconhecidas e icônicas têm enfrentado quedas nas vendas ano após ano na plataforma. Estar presente apenas na principal plataforma de e-commerce não é suficiente.

Há uma evolução da experiência do cliente, com mais consumidores buscando produtos em múltiplos canais e em ocasiões importantes para ele, principalmente em plataformas sociais, havendo a necessidade de as marcas estarem presentes nos mais variados pontos de contato. A marca Brahma por exemplo, se faz presente em eventos de carnaval, no Festival de Parintins até no de São João no nordeste brasileiro. A Sadia, além de estar presente em supermercado e lojas próprias, se faz presente no festival Lollapalooza, NBA, e de forma diferenciada também em chat boots e no WhatsApp com mensagens em datas comemorativas, entre outras ações para se fazer presente no dia-a-dia do consumidor do futuro também.

À medida que o cenário empresarial continua a evoluir, a capacidade de adaptação e inovação permanece fundamental para garantir a relevância contínua das marcas icônicas brasileiras. Há um campo vasto para a inovação que pode vir na forma de tecnologias disruptivas, atendimento ao cliente eficiente e amigável, da criação de jornadas de compra personalizadas e memoráveis e até do desenvolvimento de um propósito maior do que apenas o lucro, considerando com questões sociais, ambientais ou de sustentabilidade e governança.

Patricia Artoni

Patricia Artoni é professora na FIA Business School.