Por Larissa Sugiyama
24 de Outubro de 2024 | 11h00
Divulgação / LinkedIn
“É com grande satisfação e entusiasmo que assumo a posição de Diretor-Geral da Alstom para a América Latina. Estamos diante de um desafio grandioso e inspirador: revolucionar e expandir a indústria ferroviária em todo o continente latino-americano", afirma Peille
Depois de meses trabalhando no processo de transição, a Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, anunciou Bernard Peille como o seu novo Diretor-Geral para a América Latina. O executivo substitui Michel Boccaccio, cuja carreira de 40 anos na Alstom abrangeu diversos setores e funções corporativas, e que agora passa a atuar como Conselheiro Estratégico da companhia no Brasil.
Na Alstom desde 1989, Bernard Peille soma mais de 35 anos de atuação na indústria ferroviária e traz consigo uma experiência significativa em design; desenvolvimento de instalações industriais; serviços; gestão de material rodante; e gerenciamento de projetos para trens de alta velocidade, regionais e urbanos. O executivo estava há quatro anos como Diretor-Geral da Alstom para a África do Sul, e, anteriormente, também atuou como Diretor de Operações do Consórcio de Transporte Ferroviário Gibela RF (Pty) Ltd., uma joint-venture da Alstom na África do Sul, além de ter liderado diversas operações da empresa em diferentes países.
“É com grande satisfação e entusiasmo que assumo a posição de Diretor-Geral da Alstom para a América Latina. Estamos diante de um desafio grandioso e inspirador: revolucionar e expandir a indústria ferroviária em todo o continente latino-americano. Nossa estratégia é robusta e alinhada ao desenvolvimento econômico da região. Nosso compromisso com a valorização do conteúdo local não se limita à produção – abrange também a geração de empregos, capacitação profissional e crescimento sustentável. Estou confiante de que as ações da Alstom na América Latina continuarão tendo um impacto significativo e duradouro na economia regional”, afirma Peille, que para esta nova função estará baseado em São Paulo, no Brasil.
Durante as quatro décadas em que atuou na Alstom, Michel Boccaccio assumiu diversos cargos de liderança na França e no Brasil. Numa trajetória que se iniciou em 1985, o executivo exerceu funções comerciais, financeiras e operacionais. Em 2005, assumiu a liderança da Power Hydro para América Latina, baseado em São Paulo. Em 2013, ainda em São Paulo, assumiu a liderança dos negócios de transporte ferroviário para a América Latina, e em 2015, após negociação global da atividade “Power” com a GE, ele foi nomeado Presidente da Alstom Brasil. Desde 2013, as atividades da empresa no ramo ferroviário na América Latina cresceram fortemente no Brasil, Chile, México, Panamá e República Dominicana. O executivo liderou os negócios na região construindo uma equipe sólida de talentos locais e globais, além de ter contribuído com o desenvolvimento da mobilidade de toda a região.