Por Mariana Matoso
25 de Outubro de 2024 | 08h00
É redundante falar que a evolução quase diária do ambiente digital traz às agências de PR desafios constantes de levar conteúdos e mensagens consistentes de seus clientes para uma mídia cada vez mais multicanal.
Como falar, o que falar, para quem falar, com uma informação com conteúdo valioso e estratégico que chegue ao público de interesse e que o ajude a avançar em assuntos sensíveis e imprescindíveis como boas práticas de governança, sociais e ambientais. E tudo isso resultar na construção e manutenção de uma reputação sólida.
O certo é que em um mundo em constante mudança, com mercados voláteis e realidades complexas e cheias de incerteza, o imprescindível na comunicação de qualquer plataforma é alinhar discurso e prática. A transparência aliada à certeza em relação ao caminho a seguir é essencial para a melhor estratégia de comunicação, capaz de chegar aos diversos canais de forma eficaz e de alcançar e envolver todos os públicos.
Eis um ponto essencial: como repassar a mesma mensagem para essa diversidade de canais, com características próprias e públicos diferenciados? A fórmula mágica não existe. Pesquisas e estudos constantes devem fazer parte da rotina diária de qualquer agência de PR. Todos os dias, tem algo novo e mantermo-nos atualizados com as últimas tendências e tecnologias faz com que sejamos capazes de entender como alcançar e envolver o público-alvo, adaptando nossa mensagem a uma linguagem personalizada, entendendo comportamentos e garantindo boa comunicação e uma imagem positiva.
Isso tudo com um conteúdo que deve ser relevante, informativo, envolvente e que ressoe com o público-alvo. Não adianta estar antenado com as tecnologias, ter às mãos informações relevantes sobre cada canal e saber quem queremos atingir se, na hora da comunicação, a mensagem não repercutir como deveria. É o momento de descobrir o porquê a estratégia dessa comunicação não está atingindo o objetivo.
O monitoramento e a análise contínua do desempenho são imprescindíveis para, por meio de métricas, acompanhar e analisar todas as ações. E, com esses dados em mãos, sermos capazes de fazer os ajustes e priorizar as tarefas mais importantes. É um momento valioso em que é possível adaptar estratégias e identificar tendências emergentes, possibilitando, até mesmo, antecipar possíveis crises e, com isso, gerar ações para evitá-las ou minimizá-las.
Desafiadora, mas ao mesmo tempo com imensas oportunidades, a comunicação por meio da mídia multicanal pode resultar na construção de relacionamentos duradouros com os stakeholders. Por isso, é tão importante que as agências de PR foquem em uma estratégia multicanal capaz de ampliar a presença da marca, fortalecer sua imagem e sua credibilidade no mercado.
Mariana Matoso
Mariana Matoso é Diretora de Comunicação Externa na Agência Rede Comunicação.