Por Marcella Salles
25 de Outubro de 2024 | 12h00
Divulgação
Com mais de 24 anos de experiência em grandes empresas, novo líder assume operação brasileira com objetivo de conquistar novos clientes e parceiros
A Sofya, uma inteligência artificial que automatiza a transcrição e estruturação de dados para simplificar a rotina médica e reduzir a burocracia no atendimento clínico, acaba de anunciar Marcelo Mearim como CEO de sua operação no Brasil. A nomeação foi realizada por Igor Couto, cofundador da startup, que agora assume o cargo de CEO nos Estados Unidos, direcionando seu foco para o desenvolvimento da plataforma e captação de recursos internacionais.
Na nova posição, Mearim terá a missão de expandir a atuação da Sofya no Brasil, acelerando a entrada da empresa no mercado brasileiro através de parcerias estratégicas. Esta iniciativa faz parte de um plano mais amplo que busca consolidar a estrutura local e ampliar a base de clientes. “Acredito que temos um grande desafio pela frente, pois estamos lidando com um produto altamente inovador. Apesar de a inteligência artificial estar em evidência, o diferencial aqui é o foco integralmente voltado à saúde. Já contamos com o produto em funcionamento e alguns clientes, porém o objetivo agora é direcionar esforços para um crescimento progressivo”, afirma o novo CEO da Sofya no Brasil.
Formado em engenharia de produção, Mearim seguiu sua carreira nas áreas de marketing, planejamento e vendas. Pós-graduado em marketing pela Fundação Getúlio Vargas, o executivo conta também com cursos em Harvard, Universidade da Pensilvânia e IE Business School, em Madrid. Com mais de 24 anos de experiência em empresas como Philip Morris, Vivo, Telefônica e Kroton/Cogna, ele migrou para a área da saúde em 2018, ao ingressar na Dasa como diretor de marketing. Antes de integrar a Sofya, Mearim atuou na HiLab, startup voltada para equipamentos médicos de atendimento no ponto de cuidado.
Mearim acredita que sua experiência no setor contribuirá para fortalecer o posicionamento da Sofya no mercado. "O segmento possui algumas particularidades únicas e a empresa apresenta um potencial enorme de oferecer uma nova dinâmica para o dia a dia dos médicos”, destaca. Igor Couto complementa que a escolha de Mearim foi motivada pela sua experiência estratégica e visão de mercado, que serão essenciais para consolidar a marca no setor de saúde brasileiro e acelerar sua expansão.