Por Pedro Signorelli
28 de Outubro de 2024 | 08h00
Ter uma boa gestão não acontece da noite para o dia ou de uma hora para outra, muito pelo contrário, trata-se de um processo árduo, que demanda bastante dedicação. Afinal, você está lidando com a vida profissional de dezenas, centenas ou milhares de pessoas que trabalham ao seu lado, o que requer uma responsabilidade enorme.
Antes de tudo, é importante lembrar que estar na posição de gestor representa ser o líder de um time e para que vocês consigam, juntos, entregarem a melhor performance possível, precisam aprender a trabalhar em equipe, passando a entender um ao outro, para que exista uma sinergia entre todos.
É claro que isso não é fácil, pois em um grupo, é normal e até desejado, em certa medida, que existam pessoas diferentes e com personalidades que podem não ter ‘match’. No entanto, é fundamental que o gestor tenha jogo de cintura para lidar com perfis distintos, não sendo parcial ou demonstrando preferências. O essencial deve ser a priorização desse grupo.
Um bom gestor tem que trabalhar para os seus colaboradores, para que estes se sintam valorizados, motivados e engajados. Essa conduta, além de contribuir para o bem-estar de todos, permite criar um ambiente mais saudável e seguro, onde existe liberdade de expressão e opinião, e conversas mais sinceras.
Dados de uma pesquisa da consultoria Robert Half apontam que 89% das companhias reconhecem que bons resultados possuem uma ligação com a motivação e a felicidade dos colaboradores. Além disso, o estudo também mostra que 94% dos profissionais que foram entrevistados acreditam que satisfação no trabalho é influenciada pela atuação dos líderes.
É papel da liderança ter cuidado com a forma que a equipe está sendo tratada, pois esse comportamento influencia diretamente no desempenho geral da empresa. O foco precisa estar nos resultados, mas sem a priorização da qualidade de vida dos funcionários dentro da organização não existem maneiras reais de atingir objetivos e cumprir metas.
Por essa razão, o gestor deve estar muito atento ao que acontece com o seu time, conhecer as dores, saber o que agrada e desagrada, e quais são as possibilidades de melhorias, para conseguir propor medidas cabíveis e que funcionem de forma efetiva para todos, com o objetivo de transformar positivamente o cenário.
Uma das formas de trazer união e abrir espaço para que os colaboradores entreguem o seu melhor é deixar muito clara a direção para onde time e a organização está indo, ter metas objetivas a serem alcançadas e trazer essas pessoas para o processo de priorização dos problemas que precisam ser atacados de maneira que a contribuição do time seja a mais eficaz possível para o resultado da organização.
Não são metas fáceis, via de regra, e por isso o time precisa estar junto - em todos os sentidos, acompanhando com frequência e se comprometendo uns com os outros em darem o seu melhor sempre. Colocando estes conceitos em prática, teremos colaboradores mais felizes entregando melhores resultados!
Pedro Signorelli
Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em Gestão, com ênfase em OKR. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi, e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas.
É fundador da Pragmática Consultoria em Gestão. No currículo, também contam atuações por empresas como Promon, PromonLogicalis, Siemens e Nextel Brasil.
Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela USP e MBA em Business Management pela FIA - Fundação Instituto de Administração.