Roberta Rosenburg topa o desafio

Por Larissa Sugiyama

07 de Novembro de 2024 | 09h00

Divulgação

“Não queremos ser uma empresa que tem um CFO inatingível, mas sim, que pessoas conversem conosco. Temos muito a ganhar com esse processo”, comenta Roberta

A Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, contratou Roberta Rosenburg para ocupar o cargo de Chief Financial Officer (CFO) na empresa. Na nova função, a executiva estará encarregada de reestruturar a área de Finanças da companhia e automatizar processos, bem como desenvolver a capacidade analítica nas pessoas, liderar times e melhorar a comunicação e o relacionamento no ambiente de trabalho. Ela também terá o desafio de estandardizar a empresa e as equipes que permaneceram após aquisições feitas há anos, incorporando as marcas em um único discurso e trazendo o melhor de cada operação para aplicá-lo na cultura organizacional.

Não queremos ser uma empresa que tem um CFO inatingível, mas sim, que pessoas conversem conosco. Temos muito a ganhar com esse processo”, comenta Roberta.

Como CFO, a executiva está à frente de uma equipe de 54 profissionais na gestão de finanças, tesouraria, controladoria, FP&A, contabilidade, faturamento, impostos, folha, compras, facilities e jurídico nas operações. Ela também participa em reuniões de estratégia e gestão, e é responsável pelo controle de fluxo de caixa, pagamentos, cobrança, investimentos, empréstimos para capital de giro, leasing, auditoria, budget e FC.

Há desafios, pois é uma empresa que está crescendo – de maneira orgânica e via aquisições – e precisamos abraçar todas essas operações para continuar a ter rentabilidade e atingir a receita de R$ 1 bilhão até 2025. Uma parte fundamental da empresa são as pessoas. Sem elas, não conseguimos fazer muita coisa”, ressalta Roberta.

Com sólida carreira na área de Controladoria, Finanças e Administração, Roberta Rosenburg soma 25 anos de experiência em contabilidade, trazendo um legado de desenvolvimento de equipes multifuncionais. Iniciou sua trajetória profissional como Assistente Administrativo na Siemens, onde permaneceu por 13 anos e saiu como Head de Finanças de uma área de Pós-Venda para América Latina. Em seguida, atuou por três anos na também empresa alemã, LEWA. Foi CFO da operação brasileira da Swissport; CFO LatAm da sueca Husqvarna Group e da SKF Group.

Roberta é graduada em Administração de Empresas pela Universidade FUMEC, com especialização em Comércio Exterior pela Centro Universitário UNA e em Finanças Corporativas pelo Ibmec. Ela também possui curso de formação de Conselhos pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.