Por Marcella Salles
12 de Novembro de 2024 | 14h00
Divulgação
"Eu gosto de construir, treinar, capacitar, melhorar, trazer inovação. Adoro estar na linha de frente e pilotar equipes. Quanto mais áreas eu tiver para ser útil, mais feliz serei", diz Roberta Folgueral, nova superintendente de operações da B&T Câmbio.
A B&T Câmbio, uma das principais empresas no mercado de câmbio atualmente, anunciou a contratação de Roberta Folgueral como nova superintendente de operações. Formada em Direito e com especialização em negócios, Roberta traz mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, com atuação em bancos, corretoras de câmbio e startups. Ela já passou por empresas como Logcomex, Advanced Corretora e Terra Investimentos, onde estruturou a área de câmbio.
Com uma trajetória que abrange todas as áreas de uma corretora — desde operações até compliance e tesouraria — Roberta consolidou uma forte rede de contatos no mercado. "Tenho um bom relacionamento institucional e circulo bem entre corretoras, bancos e associações", comenta a executiva. Na B&T Câmbio, ela se junta ao Chief Commercial Officer, Tulio Portella, para liderar os processos de migração de clientes e expansão da carteira, que movimenta mais de R$ 50 bilhões em câmbio. Essa transição faz parte do primeiro acordo entre instituições do tipo no Brasil, firmado em junho deste ano, e envolve o treinamento das equipes para a oferta de produtos estruturados, como dólar futuro e operações compromissadas.
Roberta acredita na importância de capacitar as equipes para fomentar uma visão abrangente dos produtos oferecidos. "Minha missão tem o escopo de educar as equipes e ajudar a criar uma mentalidade de casa maior, com uma cesta variada. O câmbio não é monoproduto, há uma grande diversidade de opções. Acredito muito nessa percepção 360 que a XP traz e somente um banco consegue proporcionar", afirma. Sua experiência em mentorias e treinamentos é fundamental para atender as necessidades de empresas de diferentes portes, de pequenas e médias a grandes corporações.
Além de diversificar o portfólio de produtos, a integração com a XP traz a perspectiva de aprimorar processos e melhorar a qualidade do atendimento. "Não existe resultado comercial sem processos e sem pessoas. Melhorar processos que já existem é um movimento que não deve parar nunca", declara Roberta, que está animada com o novo desafio. Tulio Portella, CCO da B&T, destaca que a chegada de Roberta reforça o momento de expansão da empresa, especialmente em São Paulo, onde ela estará baseada. Ele também enfatiza que Roberta é vista como uma profissional de grande influência no setor, o que acrescenta confiança à decisão estratégica de sua contratação.