O frescor de uma conquista inédita

Por Larissa Sugiyama

06 de Dezembro de 2024 | 09h00

Divulgação

O case “Sou Cerrado: do coração do Brasil para o coração dos brasileiros” surgiu para lembrar a população de que o Cerrado é o berço das águas do Brasil – fato desconhecido por 70% dos brasileiros

A Fresh PR, agência de comunicação que está há 20 anos no mercado, conquistou o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG), na categoria “MIG – Mérito da Inovação em Gestão ESG”, com o case “Sou Cerrado”. O reconhecimento marca a primeira vez que uma agência de comunicação concorre e ganha essa premiação, cujo foco está na gestão de processos de qualidade.

 

“Sou Cerrado”

O case “Sou Cerrado: do coração do Brasil para o coração dos brasileiros” surgiu para lembrar a população de que o Cerrado é o berço das águas do Brasil – fato desconhecido por 70% dos brasileiros. Assim como três em cada 10 brasileiros nem sequer sabem se há água no Cerrado, enquanto ele abriga oito das 12 regiões hidrográficas brasileiras e possui reservas subterrâneas de água doce que abastecem seis das grandes bacias hidrográficas do Brasil (Amazônica; Araguaia/Tocantins; Atlântico Norte/Nordeste; São Francisco; Atlântico Leste; e Paraná/Paraguai) e oito no total.

Uma pesquisa inédita feita pela Hibou – empresa de pesquisa e insights – especialmente para a iniciativa “Sou Cerrado”, foi realizada com mais de 2 mil brasileiros em novembro de 2023. Os resultados mostram amplo desconhecimento da população sobre o bioma Cerrado, enquanto ele atinge índices históricos de devastação em silêncio. Se a pesquisa fosse uma prova de conhecimento, 2/3 dos brasileiros seriam reprovados, não acertando nem metade das questões.

Com base nessa comprovada invisibilidade do bioma, a Fresh PR idealizou o “Sou Cerrado”, junto ao ativista digital e detentor do canal @chapadadosveadeiros, Felipe Triaca, com o objetivo de alcançar e engajar o maior número de pessoas na preservação do Cerrado, por meio da comunicação, com a criação de uma marca forte e de uma plataforma de acesso à dezenas de ONGs e instituições: www.soucerrado.com.br.

O “Sou Cerrado” conta com o apoio institucional de algumas das principais organizações que atuam pelo meio ambiente, como WWF-Brasil, Voice of the Oceans, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), Rede Cerrado e Instituto Alok. Também apoiam Associação Veadeiros, Rede Kalunga de Comunicação, Museu do Cerrado, Urbia Cataratas, Nosso Impacto, Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge, Instituto Pouso Alto, Hibou Pesquisa & Insights, Lígia Simões, Beta Design e Agência ACUCA.

Acreditamos que a comunicação é um dos pilares que mantém uma sociedade sã e capaz de tomar melhores decisões. Ao longo de 2024, levamos o ‘Sou Cerrado’ para as telas, para a imprensa, para os palcos de shows, para as passarelas e até para o Cristo Redentor e Obelisco do Ibirapuera, que se iluminaram pela causa graças à nossa articulação”, diz Ana Beatriz Schauff, sócia da Fresh PR e coidealizadora do “Sou Cerrado”.

Todas essas ações com alto nível de articulação e nenhum investimento financeiro, mostram que a gestão de processos da agência e de seus parceiros é também de alto nível”, afirma Felipe Triaca, coidealizador e Diretor Audiovisual do “Sou Cerrado”.

A conquista do PPQG é um marco não apenas para a Fresh PR, mas para todo o setor de Comunicação. Esse prêmio reflete nossa dedicação em alinhar estratégias inovadoras a um propósito maior, como a preservação do Cerrado, um bioma tão essencial e, ao mesmo tempo, tão ameaçado”, destaca Desiree Hamuche, sócia da Fresh PR.

 

O Prêmio

Promovido pelo IPEG (Instituto Paulista de Excelência na Gestão), o PPQG reconhece organizações que se destacam pela excelência em gestão. A categoria “Mérito da Inovação em Gestão” celebra cases com práticas inovadoras, com foco em sustentabilidade e impacto social.

Os critérios exigem a demonstração, por escrito, de métodos de gestão do planejamento, execução, controle e aprendizado, bem como de resultados econômico-financeiros, relativos a clientes, processos, pessoas, sociais e/ou ambientais. Exige, ainda, um pitch no Seminário de Benchmarking do IPEG. A premiação é avaliada e decidida por um júri independente e voluntário.

Com esse reconhecimento, a Fresh PR reforça o seu compromisso com a inovação e a responsabilidade social, consolidando-se como referência em comunicação estratégica voltada para o ESG.