Por Larissa Sugiyama
11 de Dezembro de 2024 | 15h00
Divulgação
De acordo com o “Índice de Abandono Animal”, da Mars Petcare, há atualmente aproximadamente 30,2 milhões de gatos e cães abandonados. E para combater esse cenário, a campanha “Dezembro Verde” chega para reforçar a urgência de conscientizar a sociedade sobre o abandono de animais, especialmente nesta época do ano
O período do fim de ano é marcado por festas e viagens, porém, esse é justamente um dos motivos para o aumento preocupante no número de abandono de pets no Brasil. De acordo com o “Índice de Abandono Animal”, da Mars Petcare, há atualmente aproximadamente 30,2 milhões de gatos e cães abandonados. E para combater esse cenário, a campanha “Dezembro Verde” chega para reforçar a urgência de conscientizar a sociedade sobre o abandono de animais, especialmente nesta época do ano.
Para destacar a causa, o Congresso Nacional terá animais resgatados projetados em sua fachada no dia 11 de dezembro. A iniciativa, apoiada pela Mars Petcare, foi promovida em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais e busca sensibilizar a sociedade sobre a urgência de iniciativas para a proteção animal, além de incentivar a adoção responsável.
“Abandonar um animal é covardia. Iluminando o Congresso de verde, queremos dizer: o poder público e a sociedade precisam dar uma resposta firme. Adotar é um ato de coragem e humanidade, e é isso que queremos promover com essa campanha”, afirma o Deputado Célio Studart (PSD/CE), Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais.
Para ajudar a reduzir o número de abandonos e garantir os cuidados necessários para a melhoria da qualidade de vida e longevidade dos pets, no início deste ano a Mars Petcare divulgou o “Índice de Abandono Animal”, considerado o maior estudo internacional já feito sobre a falta de moradia e os fatores que contribuem para o alto número de animais de estimação nas ruas e/ou abrigos. Além dos 30 milhões de animais abandonados, o estudo revelou que 185 mil vivem em abrigos à espera de um lar, sendo 7.400 gatos e 177.600 cães.
Apesar disso, o índice demonstrou que, embora 53% dos entrevistados pensem em adotar um cão no futuro próximo, apenas 36% consideram adotá-lo em um abrigo. Para os gatos, a situação é semelhante, com 37% dos entrevistados pensando em adotar um, mas apenas 45% avaliando ser por meio de um abrigo.
“Precisamos olhar para o abandono de pets como uma crise que pode e deve ser solucionada. A campanha ‘Dezembro Verde’ é um lembrete de que todos têm um papel a desempenhar – do tuto individual às empresas e ao governo. Este é o momento de transformar a empatia em ação”, destaca Sarah Bonadio, Diretora de Assuntos Corporativos da Mars Petcare.
Nos últimos anos, a Mars Petcare, por meio da marca PEDIGREE® e do programa “PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom”, tem liderado diversas iniciativas para viabilizar a adoção responsável de cães que antes viviam em abrigos, em parceria com ONGs selecionadas. A ação reforça o compromisso da empresa em combater o abandono animal, promovendo a conscientização, sensibilização e mobilização da sociedade em torno dessa causa.
Ao longo dos 16 anos do programa, mais de duas toneladas de alimentos foram doadas, mais de 1.600 ONGs de proteção animal receberam apoio, e mais de 84 mil cães encontraram um lar. Além disso, a iniciativa tem incentivado a castração com muitos mutirões gratuitos em parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).