Por Larissa Sugiyama
12 de Dezembro de 2024 | 17h00
Divulgação / Netflix
"Senna", série da Netflix sobre o piloto, estreou no dia 29 de novembro e despertou o interesse de 9 entre cada 10 pessoas entrevistadas. Entre os perguntados com até 34 anos, mais da metade afirmou que pretendia assistir, mesmo sem ter acompanhado a trajetória do piloto
Ayrton Senna, um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, continua impactando gerações e segue sendo celebrado por marcas e campanhas publicitárias que destacam a sua trajetória e valores, mesmo depois de 30 anos de sua morte. É o que aponta uma recente pesquisa realizada pela Ecglobal – parte do ecossistema Haus do Grupo Stefanini – a qual revelou insights sobre como o legado do piloto é percebido pelos brasileiros e como sua história continua influenciando narrativas culturais e de marketing.
Um exemplo é a série “Senna”, da Netflix, que estreou no último dia 29 de novembro, e despertou o interesse de 9 em cada 10 pessoas entrevistadas. Entre os perguntados com até 34 anos, mais da metade afirmou que pretendia assistir, mesmo sem ter acompanhado a trajetória do piloto. Dos participantes, 54% estavam animados para assistir, enquanto 33% ainda estavam indecisos.
Os valores associados a Ayrton Senna são altamente reconhecidos e considerados importantes para campanhas publicitárias que homenageiam o piloto. Entre os mais destacados estão: determinação (48%); orgulho de ser brasileiro (48%); garra brasileira (42%); excelência (33%); ousadia (27%); união entre brasileiros (26%); e integridade (25%).
Campanhas publicitárias
A homenagem a Ayrton Senna também se reflete em campanhas publicitárias. Cerca de 76% dos entrevistados lembram de ter visto ou ouvido alguma propaganda recente homenageando o piloto. Entre as marcas mais impactantes, destacam-se Heineken (37%), Guaraná Antarctica (26%) e Honda (13%).
Os participantes elogiaram a Heineken pela produção cuidadosa, que resgatou memórias e promoveu reflexões sobre a importância de Senna para a cultura brasileira. Já o Guaraná Antarctica foi reconhecido por tratar Senna como um ícone da representatividade nacional.
As campanhas publicitárias conseguiram reviver a emoção e valorizar a cultura brasileira representada por Ayrton Senna. Marcas que evocaram nostalgia e exaltaram momentos importantes do piloto conquistaram maior engajamento do público, que destacou o impacto emocional dessas iniciativas.