Outra direção para Rawicz

Por Larissa Sugiyama

07 de Janeiro de 2025 | 15h00

Divulgação

“A Volkswagen vive um momento único, com o maior ciclo de investimentos de sua história no Brasil, totalizando R$ 16 bilhões para o desenvolvimento de 16 novos produtos até 2028. Fazer parte dessa jornada e contribuir para comunicar essa transformação é um desafio que encaro com muito entusiasmo”, afirma Rawicz

A Volkswagen do Brasil comunicou a nomeação de Cláudio Rawicz ao posto de Head de Comunicação e Sustentabilidade da companhia. Com uma consolidada trajetória no setor automotivo e destaque em gestão estratégica de comunicação, o executivo assume a nova posição com a missão de fortalecer a relação da marca com os seus diversos públicos e consolidar a sua presença no mercado brasileiro, reportando-se diretamente ao CEO da VW no Brasil, Ciro Possobom. Ele também passa a fazer parte do Comitê Executivo da empresa.

Cláudio Rawicz possui uma sólida carreira em Comunicação Corporativa. Sua experiência será essencial para fortalecer a conexão da Volkswagen com consumidores, colaboradores, jornalistas e demais públicos, garantindo um diálogo cada vez mais estratégico e inovador”, destaca Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

Rawicz é graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), com especialização em Comunicação Empresarial pela Syracuse University, nos Estados Unidos. O profissional iniciou os seus 25 anos de carreira na Fiat, atuando em diversas empresas do Grupo, como Fiat-GM Powertrain, Fiat Powertrain Technologies e Iveco – incluindo um período na matriz na Itália. Posteriormente, liderou a Comunicação da CNH Industrial, seguindo para a diretoria de Comunicação do Grupo Renault em 2013 e, em 2018, assumiu como Diretor de Comunicação da Audi do Brasil, onde integrou as áreas de Marketing e Relações Públicas, sendo reconhecido pela Forbes Brasil como um dos dez melhores CMOs em 2021.

Desde agosto de 2023 na Volkswagen, como Gerente-Executivo de Imprensa, Comunicação Digital e Heritage, o executivo liderou os mais recentes lançamentos da marca à imprensa, como “T-Cross”, “Amarok” e “Nivus”, além da estratégia de anúncio do maior ciclo de investimentos da história da empresa – de R$ 16 bilhões até 2028. Ele também foi responsável pelo projeto da “Garagem Volkswagen” nas mídias digitais, com a criação do perfil no Instagram, que já conta com mais de 16 mil seguidores, além do podcast.

A Volkswagen vive um momento único, com o maior ciclo de investimentos de sua história no Brasil, totalizando R$ 16 bilhões para o desenvolvimento de 16 novos produtos até 2028. Fazer parte dessa jornada e contribuir para comunicar essa transformação é um desafio que encaro com muito entusiasmo”, afirma Rawicz.