Trump e a mega aliança da IA

Por Carina Rodrigues

23 de Janeiro de 2025 | 16h25

rawpixel.com

Projeto de Donald Trump promete levar a inteligência artificial a outro patamar

Em sua posse, Donald Trump recebeu o apoio de grandes nomes da indústria tecnológica e na mesma semana fez um grade anúncio: A formação do "Stargate Project”, uma joint venture de US$ 500 bilhões em parceria com gigantes da tecnologia como OpenAI, Oracle e SoftBank.

Antes mesmo da eleição do presidente, o mercado já previa altos investimentos em infraestrutura relacionada a inteligência artificial. Em outubro do ano passado, por exemplo, a BlackStone projetou que os Estados Unidos movimentariam US$ 1 trilhão nesse setor nos próximos cinco anos.

O projeto representa um grande avanço na infraestrutura de IA nos Estados Unidos, mas por outro lado levanta questões sobre sustentabilidade financeira, impactos ambientais e as dinâmicas de poder dentro da indústria tecnológica. Donald Trump busca construir data centers e usinas de energia nos Estados Unidos para suportar modelos avançados de IA criando assim a maior infraestrutura de IA já vista, no entanto, o anúncio não foi isento de críticas.

 Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, questionou se as empresas envolvidas possuem capital suficiente para sustentar um investimento dessa magnitude. Além disso, há preocupações sobre as implicações econômicas e ambientais do novo projeto, o principal motivo de preocupação é devido a parte da energia necessária para os data centers ser proveniente de combustíveis fósseis, alinhando-se com as políticas energéticas de Trump.

O Stargate Project surge como um marco na ambição dos Estados Unidos em liderar a revolução da inteligência artificial, consolidando parcerias estratégicas e promovendo grandes investimentos no setor. No entanto, o projeto também evidencia desafios complexos, como a viabilidade econômica, as questões ambientais e os conflitos dentro da indústria tecnológica. À medida que a iniciativa avança, ela será um termômetro para medir o potencial transformador da IA e também a capacidade do governo e das empresas no equilíbrio da inovação com a responsabilidade.